Região Grande Florianópolis

Cepon é habilitado pelo Ministério da Saúde para fazer cirurgias

Unidade, localizada em Florianópolis, atua na área da oncologia

Autor
Cepon é habilitado pelo Ministério da Saúde para fazer cirurgias
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Depois de seis anos, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), localizado no Itacorubi, em Florianópolis, foi habilitado pelo Ministério da Saúde para a realização de cirurgias oncológicas. Inaugurado em 2018, o centro cirúrgico do Cepon operou 16.505 pacientes até o final 2023, com investimentos de R$ 20,3 milhões do Governo do Estado.

PUBLICIDADE

O Executivo estadual custeia os procedimentos do Cepon desde 2018. Agora, com a habilitação, o Governo Federal poderá custear as cirurgias. “O Cepon é referência em tratamento contra o câncer em Santa Catarina e no Brasil, além disso atendeu quase 54 mil pacientes em 2023. É uma unidade fundamental no atendimento oncológico no Estado”, explica o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Sendo um Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil, o Cepon realiza cirurgias oncológicas de média e alta complexidade. As especialidades atendidas são: Ginecologia, Mastologia, Hematologia, Ortopedia e Tumores Ósseos, Urologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Aparelho Digestivo, Cirurgia Oncológica e Cirurgia torácica.

Para realizar os procedimentos, a instituição conta com o apoio de tecnologias avançadas. Entre elas, uma plataforma de vídeo com resolução 4K e fluorescência com Indocianina Verde (ICG), adquirida em 2023. Essa tecnologia permite que o cirurgião visualize a circulação, reduzindo o risco de complicações durante o procedimento e garantindo mais confiança na tomada de decisões cirúrgicas. Em Santa Catarina, o Cepon é o primeiro hospital 100% SUS a contar com o equipamento.

Para a diretora da unidade, Mary Anne Taves, o desempenho do hospital em prestar assistência oncológica de qualidade representa vidas salvas e famílias que receberam esperança em meio à luta contra o câncer. “O Cepon não apenas realiza cirurgias, mas também proporciona cuidado e qualidade de vida a milhares de pacientes ao longo desses seis anos”, afirma.

A cirurgia é um braço fundamental no tratamento do câncer, aplicada em mais de 30% dos casos. Em todo o ano passado, o Cepon registrou um aumento expressivo no número de consultas e cirurgias para tratamento de câncer. Foi ampliado em 6.031 consultas médicas ambulatoriais especializadas, o que representa um crescimento de 11% se comparado ao ano de 2022. Também teve aumento de 37% em cirurgias oncológicas de média e alta complexidade, executando 3.546 procedimentos em 2023 e atendendo 53.906 pacientes.

Relacionadas