Região Grande Florianópolis

Ampliação da rede de gás natural: obras mudam trânsito na Capital

Mudanças, que iniciam na segunda-feira (8), ocorrem no bairro Coqueiros

Autor
Ampliação da rede de gás natural: obras mudam trânsito na Capital
Foto: Divulgação / SCGÁS

A partir da próxima segunda-feira (8), a SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina – inicia as obras para ampliação da rede de gás natural canalizado ao longo da Avenida Engenheiro Max de Souza e da Rua Desembargador Pedro Silva, no bairro Coqueiros, em Florianópolis. Serão cerca de três quilômetros de novas redes e o término está previsto para outubro deste ano.

PUBLICIDADE

Durante o período das obras, poderão ocorrer interferências pontuais no trânsito, que serão tratadas em conjunto com a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), a fim de garantir a segurança e a fluidez do tráfego local. As atividades diárias têm previsão de início às 7h e término às 17h30.

Abaixo, os detalhes das ruas afetadas pela instalação da tubulação de gás:

  • Av. Engenheiro Max de Souza, no trecho entre as ruas Sávio Gonzaga e Vereador José Vale Pereira;
  • Rua Desembargador Pedro Silva, no trecho entre as ruas Vereador José Vale Pereira e Simone Pascoal;
  • Rua Desembargador Pedro Silva, no trecho entre as ruas Simone Pascoal e João Meireles;
  • Rua Desembargador Pedro Silva, no trecho entre as ruas João Meireles e Dona Antonina Alves.

A ampliação da rede de gás natural pretende atender inicialmente mais de 30 estabelecimentos comerciais, incluindo restaurantes, bares e supermercados. Esta primeira etapa promete facilitar ainda a expansão da rede para atendimento a outros clientes residenciais e comerciais próximos à linha principal.

A SCGÁS utiliza a técnica de construção de menor impacto, reduzindo a necessidade de abertura de valas extensas ao longo da via. Desta forma, os potenciais transtornos à comunidade devem ser significativamente menores.

No que se refere à recomposição do pavimento, a SCGÁS vai utilizar uma técnica que permite a retomada imediata do trânsito original de veículos nos pontos abertos nas vias. Será aplicada a recomposição provisória de alta eficiência até que todos os testes da rede recém construída sejam concluídos. Finalizada a fase de testes e garantida a segurança e confiabilidade das instalações, será executada a repavimentação asfáltica dos pontos de intervenção.

A ampliação da rede de gás canalizado representa, segundo o Governo catarinense, um avanço na infraestrutura da região, agregando mais valor à via e suas imediações. Por conta disso, é importante destacar que o transtorno é temporário, mas o benefício permanente.

Benefícios do gás natural

O gás natural emite menos poluentes, contribui para a mobilidade urbana ao reduzir o trânsito de caminhões que transportam outros combustíveis, e não necessita de armazenamento em tanques. A tarifa pós-paga é regulada pela Agência Reguladora (Aresc), garantindo transparência.