Foi aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto da Beira-Mar de Barreiros, em São José. O documento, que debate questões sociais, econômicas e ambientais, marca um avanço importante no processo de licenciamento ambiental da obra, que ainda requer a emissão da Licença Ambiental Prévia (LAP).
Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros foi projetada para transformar toda a região, com intervenções na drenagem, e a construção de um complexo de lazer e cultura.
O Rima também foi apresentado ao IMA, que nas próximas semanas deve convocar audiências públicas para debater o projeto com moradores da região. O relatório apresenta um resumo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que analisa como o projeto afetará a área. O documento também explica as medidas para mitigar impactos negativos à cidade.
Para realizar o investimento, São José prevê um financiamento de US$ 43,2 milhões de dólares junto ao Fonplata, aplicando uma contrapartida de US$ 10,8 milhões. O projeto contempla a implantação da via, no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em Barreiros, em São José. Há uma expectativa de que, futuramente, a obra tenha ligação com a Beira-Mar Continental.
Veja mais fotos do projeto: