Região Santa Catarina

Catarinense que se curou de câncer será porta-bandeira na abertura da olimpíada

Saiba quem é Raquel Kochhann, de 31 anos, capitã do Rugby Seven

Autor
Catarinense que se curou de câncer será porta-bandeira na abertura da olimpíada
Foto: divulgação

A atleta catarinense Raquel Kochhann, de 31 anos, foi escolhida para ser a porta-bandeira da delegação brasileira durante a abertura das Olimpíadas de Paris, que ocorre na próxima sexta-feira (26). O tradicional desfile que abre os Jogos Olímpicos será realizado pela primeira vez fora de um estádio, sobre o Rio Senna, onde cada delegação irá desfilar num barco diferente.

PUBLICIDADE

Junto com Raquel, estará portando a bandeira brasileira o canoísta e campeão olímpico Isaquias Queiroz. Os dois foram anunciados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na noite desta segunda-feira (22).

Natural de Saudades, Raquel é capitã da seleção brasileira de Rugby Seven. Há dois anos, Raquel foi diagnosticada com um câncer de mama, após ter participado de duas edições das Olimpíadas, na Rio 2016 e em Tóquio 2020. Ela se afastou do esporte, passou por uma cirurgia de mastectomia para retirada da mama e do tumor e enfrentou um longo tratamento oncológico, no Cepon, de Florianópolis. Após “bater o sininho” e anunciar estar curada, ela decidiu voltar ao rugby em busca de sua terceira Olimpíada.

“Eu devo ao esporte a recuperação do meu corpo durante esse tratamento, porque o que era pedido que eu fizesse eu fazia ao pé da letra e o resultado foi positivo. Então, isso também eu deixo de mensagem para quem passe por esse processo”, disse ela.

Foto: divulgação

Raquel nasceu em Saudades mas cresceu na vizinha Pinhalzinho, na região de Chapecó. Aos 15 anos, se mudou com a família para Caxias do Sul, onde praticou futsal no clube Juventude, mas também se interessou por atletismo, basquete e tênis de mesa. Aos 17, foi convocada para a Seleção Brasileira de Futebol sub-17, mas sofreu uma entorse no pé, que a impossibilitou de ser chamada para os jogos.

Aos 19, conheceu o Rugby na faculdade, e, atuando pelo Serra Rugby, recebeu o prêmio de melhor atleta do campeonato gaúcho feminino.

Formada em Educação Física, se mudou para São Paulo, onde chegou à Seleção Brasileira de Rugby Sevens que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014 e a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2015.

Relacionadas