O zagueiro catarinense Arthur Chaves, de 22 anos, vai iniciar um novo desafio no futebol europeu, atuando agora pelo no TSG Hoffenheim, da Alemanha. O atleta natural de Florianópolis começou sua trajetória no esporte aos 11 anos, nas categorias de Base do Avaí, onde despontou como profissional nove anos depois.
Considerado uma promessa desde que chegou na escolinha da Ressacada, Arthur Chaves disputou 31 jogos no time profissional e marcou um gol. Em 2022, acabou negociado com o futebol de Portugal para defender o Acadêmico de Viseu, onde atuou nos últimos dois anos. A negociação rendeu, na época, 2,4 milhões de euros ao Avaí.
Em terras europeias, o bom desempenho de Arthur Chaves pelo Acadêmicos de Viseu o levou a vestir a amarelinha. Em 2023, o manezinho foi chamado para a seleção brasileira sub 23 e foi titular na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, competição disputada no Chile.
Ele também disputou o torneio pré-olímpico que foi realizado na Venezuela em janeiro deste ano, onde o Brasil acabou ficando de fora do futebol nas olimpíadas de Paris.
No futebol da Alemanha, Arthur terá a oportunidade de jogar em uma das principais ligas do planeta, a Bundesliga, em um processo de evolução bastante alto para a sua carreira no futebol profissional. Nessa negociação entre o Acadêmicos de Viseu e o TSG Hoffenheim o Avaí tem direito a cerca de 12,5% do valor da transferência, além de 4,5% como clube formador.
O Hoffenheimm já disputou dois jogos na temporada 2024/25 da Bundesliga, que iniciou há três semanas. Na estreia, o time venceu o Holstein Kiel, em casa, por 3 a 2. No sábado (31) de agosto, foi derrotado, fora de casa, pelo Eintracht Frankfurt, por 3 a 1. Arthur Chaves deve estar disponível para estrear no sábado (14), quando o Hoffenheim recebe o Bayer Leverkusen.