Região Joinville / Jaraguá

Atleta catarinense volta à disputa no lançamento de peso neste sábado em Paris

Edenilson Floriani já estreou no dardo, ficando em 8º lugar

Autor
Atleta catarinense volta à disputa no lançamento de peso neste sábado em Paris
Edemilson Floriani Foto>: divulgação

O representante do Norte de Santa Catarina nas Paralimpíadas de 2024, o paratleta Edenilson Floriani, do Cepe/Sesporte, de Joinville, disputou sua primeira prova nesta sexta-feira (6), no lançamento de dardo F64, para atletas com deficiência nos membros inferiores. Edenilson competiu contra atletas de classes diferentes da dele, que é a F42. No sábado (7), ele volta para competir no lançamento de peso.

PUBLICIDADE

O catarinense quebrou o recorde paralímpico de sua classe com a marca de 57,99m, mas não conseguiu entrar na briga por medalhas contra atletas com menor grau de comprometimento físico-motor e terminou em oitavo lugar entre dez participantes. A medalha de ouro foi do indiano Sumit, que alcançou 70,59m e bateu o recorde paralímpico da sua classe, a F42.

No total, Santa Catarina tem nove atletas nas disputas das Paralimpíadas de Paris.

O técnico Eliandro Braz Lúcio, também do Cepe/Sesporte, comentou, depois da prova, que o atleta vem treinando muito bem e as expectativas são as melhores possíveis para essa Paralimpíadas. “Nós sabíamos que brigar por um pódio hoje era muito difícil por conta da junção de classes, nessa prova que é o lançamento de dardo tem 7 classes que competem juntas. Com isso dificulta um pouco mais para o nosso atleta, já que a classe dele é a mais baixa e mais comprometida”, explica.

Foto: divulgação

Eliandro avaliou também desempenho do paratleta. “Ele competiu muito bem, entrou forte e firme já para o primeiro lançamento e conseguiu garantir uma boa marca, batendo o próprio recorde paralímpico que já era dele, quando esteve nos jogos de Tóquio 2020”, disse.

Edenilson Floriani disputa sua próxima prova principal neste sábado (7), às 15h25, horário de Brasília. “Agora é descansar porque amanhã é um novo dia, temos treino e já estamos pensando em sábado. Pois sábado ele volta a competir no arremesso de peso que é a sua principal prova. No peso a briga por pódio é grande e com chances reais de medalha. Estamos confiantes”, finaliza  Eliandro Braz Lúcio.