O Governo de SC publica no Diário Oficial do Estado, uma resolução que promove a proteção e a prevenção de constrangimento ou violência contra mulheres. A publicação foi na segunda-feira (04). Além disso, a Polícia Civil lançou o programa “A Mulher Tem Voz” que vai implementado em casas noturnas.
O governador Jorginho Mello, tem em seu plano de governo o objetivo de combater a violência doméstica. Além disso, a Polícia Civil aposta na educação preventiva através de orientações nas redes sociais, palestras, entre outras ações.
Todas as casas noturnas estão sujeitas a fiscalização da polícia. As que não estiverem adequadas com relação a proteção da mulher, podem perder o alvará de funcionamento. A ideia é que essas casas de entretenimento, possuam alguém da equipe de colaboradores para, de maneira qualificada, atender possíveis vítimas de violência.
Outra exigência é que, o estabelecimento disponibilize cartazes com informações da Polícia Civil, a Polícia Militar e a Central de Atendimento à Mulher através do número 180. O objetivo principal destas ações é criar uma consciência sobre a necessidade de apoiar e dar atenção para as mulheres vítimas de qualquer ataque.
Além disso, a resolução que o governo de SC publica, determina ainda que as casas noturnas, terão que colaborar com a identificação de possíveis crimes através de câmeras de segurança, preservando o material que registra o fato pelo período de 30 dias.