Região Santa Catarina

Dia do Sexo: entenda por que nessa data é celebrado esse dia

O Dia do Sexo abriu a possibilidade de um amplo debate sobre sexualidade

Autor
Dia do Sexo: entenda por que nessa data é celebrado esse dia
Foto: Divulgação / Governo Federal

Nessa sexta-feira (6) é celebrado o Dia do Sexo. A data está estabelecida entre os brasileiros desde 2008 e se originou através de uma jogada de marketing. Contudo, a dataabriu espaço para o debate sobre o prazer sexual e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

PUBLICIDADE

Uma campanha publicitária de uma marca de preservativos instituiu a data de celebração. Na época, José de Araújo e Carlos Domingos, dono da agência de publicidade Age foram os fundadores da campanha.

A data escolhida, o dia 6 do mês 9, tem como referência a posição sexual 69. De acordo com os publicitários, a ideia foi mostrar que certas comemorações familiares só existem por conta do sexo, e por isso seria justo uma comemoração para a prática.

Tornar o Dia do Sexo uma data oficial no Brasil era um dos objetivos da campanha que, além da celebração queria gerar a oportunidade de instituir uma data para debater questões como orgasmo feminino, sexualidade, saúde e prazer.

Na época foi criado até um abaixo-assinado que seria levado à Câmara dos Deputados para formalizar a celebração. No entanto, o processo não foi levado para frente e a data não faz parte do calendário oficial do Brasil.

Contudo, a data é popular na internet. O Dia do Sexo ganhou o propósito de conscientizar a sociedade sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Atualmente, outras marcas utilizam do dia para promover serviços, como floriculturas, motéis, restaurantes, marcas de preservativos e outros negócios que envolvem o ramo sexual.