Região Grande Florianópolis

IPTU 2026: São José inicia emissão dos boletos nesta segunda-feira

Carnês serão disponibilizados exclusivamente em formato digital neste ano

Autor
IPTU 2026: São José inicia emissão dos boletos nesta segunda-feira
Foto: Divulgação / Prefeitura de São José

A Prefeitura de São José inicia nesta segunda-feira (12) a emissão do IPTU 2026. A partir desta data, os contribuintes poderão consultar, emitir e pagar o imposto a qualquer hora e de qualquer lugar, utilizando celular, computador ou tablet. O acesso ao carnê está disponível no site oficial do município, mediante a informação do número do cadastro imobiliário, que consta no carnê do ano anterior.

Além do site, os boletos também poderão ser solicitados via WhatsApp, pelo número (48) 99679-2714, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A Prefeitura reforça, sobretudo, que o atendimento digital evita filas e permite que o contribuinte resolva tudo sem sair de casa, com mais agilidade e comodidade.

A partir de 2026, a disponibilização do carnê do IPTU passa a ser exclusivamente em formato digital. Pela primeira vez, a prefeitura não enviará os boletos pelos Correios às residências. A medida integra o processo de modernização dos serviços públicos. Além disso, vida reforçar o compromisso do município com a sustentabilidade, reduzindo o uso de papel e otimizando recursos.

Descontos e prazos

Neste ano, os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única ou em duas parcelas terão desconto de 5%. Quem estava adimplente até 19 de dezembro de 2025 e escolher a cota única contará com mais 5% de desconto adicional. Assim, totalizará até 10% de abatimento.

O vencimento da cota única e da primeira parcela é no dia 12 de fevereiro. De acordo com o secretário adjunto da Receita, Jamir Pimenta, a decisão de não imprimir os carnês acompanha a evolução tecnológica e fortalece as ações de responsabilidade ambiental do município.

Central do IPTU 2026 em atendimento presencial

Para os contribuintes que não possuem acesso à internet ou enfrentam dificuldades com meios digitais, a Prefeitura disponibilizará atendimento presencial para emissão do boleto. A Central do IPTU 2026 funcionará no auditório do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati). O espaço fica localizado na Avenida Acioni Souza Filho (Beira-Mar), s/n, na Praia Comprida.

O atendimento ocorre a partir desta segunda-feira (12) a 12 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para impressão do carnê e esclarecimento de dúvidas. No local, também haverá equipe da Ambiental para orientar sobre os carnês da Tarifa de Coleta de Lixo (TCL).

Formas de pagamento

O pagamento do IPTU 2026 poderá ocorrer em cota única ou em duas parcelas, com vencimentos em 12 de fevereiro e 12 de março; Parcelamento em até 11 vezes, com parcelas mensais a partir de 12 de fevereiro; Parcela mínima de R$ 41,31.

A administração municipal informou que destina a arrecadação do IPTU ao financiamento de serviços públicos e investimentos municipais, como saúde, educação, infraestrutura, segurança e saneamento básico.

Tarifa de Coleta de Lixo tem nova fórmula em 2026

Os carnês da Tarifa de Coleta de Lixo (TCL) também começam a ser disponibilizados a partir desta segunda-feira (12), com a novidade do Carnê Virtual, que pode ser recebido por e-mail mediante cadastro do imóvel no site da Ambiental. Porém, quem não aderir continuará recebendo o carnê físico.

O primeiro vencimento ocorre em fevereiro, com opção de parcelamento em até 12 vezes ou pagamento em parcela única com 10% de desconto. Para 2026, a TCL passa a contar com uma nova fórmula de cálculo. Dessa maneira, considera variáveis como área construída, tipo de uso do imóvel e frequência da coleta, buscando maior equilíbrio financeiro e justiça tarifária.