Região Santa Catarina

490 hectares que eram do Paraná passarão a ser de Santa Catarina

Foram descobertos marcos históricos em uma propriedade rural

Autor
490 hectares que eram do Paraná passarão a ser de Santa Catarina
Foto: Divulgação / Internet

Um trabalho de revisão da área de divisa interestadual entre Santa Catarina e o estado do Paraná, foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em conjunto com o Instituto da Água e Terra (IAT).

PUBLICIDADE

O trabalho foi motivado pela descoberta de marcos históricos em uma propriedade rural na região da divisa dos dois estados. Após análise técnica, foi concluído que uma área de 490 hectares (equivalente a 490 campos de futebol) considerada território do Paraná, agora vai pertencer a Santa Catarina.

Os marcos históricos têm data entre 1916 e 1922. Localizados em área de preservação permanente e de vegetação densa, pelo menos seis marcos de divisa foram identificados. A coleta das coordenadas foi realizada com tecnologia avançada de alta precisão.

O Secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, afirma que os trabalhos de revisão das divisas dos estados são realizados de forma conjunta entre Santa Catarina e Paraná. A apresentação do relatório para validação das informações deve ocorrer ao longo deste mês.

O trabalho de revisão, a pedido de um morador da região, foi conduzido pelos técnicos do IAT no limite entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, no Norte de Santa Catarina.