Região Balneário / Itajaí

Alesc terá Frente Parlamentar para debater políticas para pessoas em situação de rua

Iniciativa surge após a vinda da Comissão Nacional a Santa Catarina

Autor
Alesc terá Frente Parlamentar para debater políticas para pessoas em situação de rua
Encontro com a CNDH, há duas semanas. Foto: divulgação

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lança nesta quinta-feira (25), às 13h, a Frente Parlamentar de Políticas Públicas da População em Situação de Rua. A cerimônia ocorre durante o Seminário Estadual sobre a Política para a População em Situação de Rua, no Hotel Canasvieiras, no Centro de Florianópolis.

PUBLICIDADE

O objetivo da frente, uma iniciativa do deputado Marcos Abreu, o Marquito (Psol) é fomentar uma ampla discussão sobre a temática da população em situação de rua, promovendo estudos, debates, mobilizações e proposições, envolvendo parlamentares e a sociedade civil.

Devem participar da cerimônia representantes da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Ministério Público, Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Udesc, Pastoral do Povo da Rua, Defensoria Pública, Justiça Federal, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Nacional de Assistência Social e Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), entre outras entidades.

Há cerca de dez dias, a Alesc sediou uma audiência pública com a participação da Comissão de Direitos Humanos e Família, que veio a Santa Catarina apurar uma série de denúncias de agressões e tortura sobre a população de rua. A iniciativa buscou coletar mais informações como falta de políticas públicas, incluindo equipamentos precários e ineficientes, até violências explícitas.

Relacionadas