Região Grande Florianópolis

FAM 2024: Festival de Cinema Florianópolis começa nesta quinta

Programação com mais de 70 atividades vai de 5 a 11 de setembro

Autor
FAM 2024: Festival de Cinema Florianópolis começa nesta quinta
Cena de "Ritinha", de Antônio Celso dos Santos, cineasta homenageado nesta edição do FAM. Foto: reprodução

Começa nesta quinta-feira (5) em Florianópolis a 28º edição do Festival Internacional de Cinema Audiovisual Mercosul, o FAM 2024. A abertura será no Cine Show Beiramar Shopping, às 17h. A programação vai até quarta-feira (11), e conta com mais de 70 atividades, incluindo a exibição de 66 filmes de 14 países, oito mostras competitivas, debates, oficinas e premiações.

PUBLICIDADE

A cerimônia de abertura vai homenagear seu idealizador, Antonio Celso dos Santos, falecido no ano passado, com a exibição do curta-metragem Ritinha (2001), ficção dirigida por ele. Logo após, será realizado o Papo FAM com o ator Giuseppe Oristanio, protagonista do filme Ritinha.

O Papo FAM acontecerá ao final de todas as sessões das 18h30 e das 20h30, onde será aberto um espaço para perguntas e respostas entre os realizadores e público. “Estamos muito entusiasmados em ter espaços de conversa, mediação, perguntas e respostas. São ações realizadas por profissionais nacionais e internacionais que fortalecem a relação entre público e filme. É uma verdadeira conquista de uma longa trajetória ter tantas ações diversificadas de interação”, destaca Marilha Naccari, diretora de programação.

Além disso, o Teste de Audiência volta a ser realizado após as sessões da Mostra Work In Progress no FAM 2024, composta de filmes em pós-produção, ou seja, que ainda não estão finalizados. São cinco longas-metragens inéditos, de quatro países (Argentina, Brasil, Colômbia e Chile) que participam da mostra competitiva.

Antônio Celo faleceu em 2023. Foto: divulgação

Acessibilidade

Outra novidade desta edição é a acessibilidade. Este ano, todos os filmes brasileiros e a Mostra Curtas serão 100% exibidos com Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e contarão com Janela de Libras, visíveis na tela. Os demais filmes terão LSE. Além disso, a audiodescrição estará disponível por meio de aparelhos que poderão ser solicitados na entrada do cinema. A inclusão não se limita às exibições. Um intérprete de Libras estará presente em todas as atividades do festival.

Para as crianças e adolescentes neurodivergentes, a Mostra Infantojuvenil oferecerá uma sessão especial, com adaptações que vão desde a ambientação da sala, com som e luminosidade reduzidos, até a flexibilização das regras de comportamento.

Para quem não puder estar presente, a Mostra On-Line vai ampliar o acesso ao público e será exibida na sexta-feira (6), às 10 horas, no canal do Youtube do FAM (https://www.youtube.com/@famdetodos).

Confira a programação completa e com mais detalhes no site oficial do evento em https://www.famdetodos.com.br/.

PREMIAÇÃO

Inscritos em oito mostras competitivas, 52 filmes de 14 países concorrem ao Troféu Panvision pelo Júri Popular e Oficial, além de mais de R$ 100 mil em produtos e serviços das empresas especializadas em audiovisual parceiras da Panvision: Aktoro, CoolTunes, DOT, JLS, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie e PluralTec. O melhor curta-metragem brasileiro escolhido por um júri formado por jornalistas e críticos de cinema ganhará o Prêmio Canal Brasil de Curtas e, além do troféu Canal Brasil, receberá R$15 mil em dinheiro.

O  28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE –  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Relacionadas