A Semana da Pátria começa na tarde desta segunda-feira (2) com uma solenidade no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, a partir das 16h. No local será aceso o fogo simbólico, que representa o ardor patriótico do povo brasileiro. No próximo sábado (7), comemora-se o 202º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil.
O fogo simbólico sairá do Quartel Histórico do Corpo de Bombeiros Militar (Rua Visconde de Ouro Preto, nº 549), às 15h50, em direção ao Palácio Cruz e Souza. Durante o trajeto, militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar), além de integrantes das Polícias Civil, Científica e Penal e da Guarda Municipal de Florianópolis, farão o revezamento na condução da tocha.
A solenidade de abertura da Semana da Pátria é organizada pelo Governo do Estado e pela Liga da Defesa Nacional, que é uma entidade cívico-cultural fundada por um grupo de patriotas no dia 7 de setembro de 1916, sob a liderança do poeta Olavo Bilac.
A Liga, conforme a descrição do Governo do Estado, tem por finalidade elevar o patriotismo e o civismo da população, especialmente em ações cujo foco é o público juvenil.