Região Santa Catarina

Bombeiros alertam banhistas para atenção contra afogamentos mesmo no inverno

Foram registrados 88 afogamentos esse ano, quatro casos foram com crianças menores de 2 anos

Autor
Bombeiros alertam banhistas para atenção contra afogamentos mesmo no inverno
Foto: Divulgação / Governo do Estado -SC

Nessa quinta-feira (25) é celebrado o Dia Mundial da Prevenção em Afogamento. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros aproveita para alertar sobre os riscos desses incidentes mesmo durante o inverno.

PUBLICIDADE

Como nesse período do ano acontecem as férias escolares, cresce a preocupação com os afogamentos, um dos principais acidentes fatais envolvendo crianças. De acordo com dados da Sobrasa, quatro crianças perdem suas vidas diariamente por afogamento no Brasil.

Esse tipo de acidente é a principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos e continua entre as três principais causas de morte para crianças de 5 a 9 anos e de 10 a 24 anos, demonstrando a importância de conscientização e prevenção.

Mesmo os incidentes com afogamento acontecerem nos meses de alta temporada, os casos continuam ocorrendo ao longo do ano, exigindo vigilância constante, especialmente em ambientes domésticos.

“A supervisão constante é fundamental para evitar tragédias. Durante as férias, quando as crianças passam mais tempo em casa e próximas a áreas aquáticas como piscinas, é crucial manter medidas de segurança”, explica major Guilherme do Corpo de Bombeiros.

Em 2024, foram registrados 88 afogamentos em diferentes situações em Santa Catarina. Destes, oito ocorreram em piscinas, sendo que em quatro casos as vítimas eram crianças menores de 2 anos.

Segundo os dados da Sobrasa, as piscinas e residências são responsáveis por 4% de todos os casos de óbito por afogamento no Brasil. Do total desses casos, em 65% das vezes, as vítimas são crianças menores de 9 anos.

Relacionadas