Região Joinville / Jaraguá

Polícia investiga possível caso de apologia ao nazismo em desfile de SC

Apologia ao nazismo é crime previsto em lei

Autor
Polícia investiga possível caso de apologia ao nazismo em desfile de SC
Foto: Divulgação / Prefeitura de São Bento do Sul

A Polícia Civil informou que está investigando um caso de apologia ao nazismo ocorrido na cidade de São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina. De acordo com os investigadores caso aconteceu no dia 7 de setembro, no desfile da 40ª edição da Schlachtfest.

PUBLICIDADE

De acordo om informações do inquérito, um grupo de participantes da festa desfilou em um carro carregando uma bandeira que foi usada na criação da Wehrmacht, as forças armadas da Alemanha Nazista, em 1935.

A investigação deve apurar se houve algum tipo de ilegalidade. Ainda é prematuro apontar para um ou outro crime, mas a delegacia especializada da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) está ciente e adotando as providências cabíveis.

Apesar de não ser uma bandeira nazista propriamente dita e que se aproxima mais dos tempos pré-nazismo, historiadores pontuam que o item pode empregar uma mensagem em código, que pode passar despercebida.

A Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, organizadora da 40ª Schlachtfest, emitiu nota em que afirma que trabalha com compromisso com a ética, o respeito e a dignidade humana. Também diz que não compactua e repudia qualquer forma de apologia ao nazismo, preconceito ou discriminação.

Por fim, a Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento informa que tomará todas as medidas necessárias para continuar coibindo alusões ou tentativa de alusões a quaisquer ideologias contrárias à legislação brasileira.