Região Grande Florianópolis

Mauro De Nadal assumirá o Governo de Santa Catarina

SC não depende mais do gás boliviano, entre outros destaques

Autor
Mauro De Nadal assumirá o Governo de Santa Catarina

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), assumirá o Governo do Estado no dia 7 de julho. Ele ficará no comando até o dia 14, período em que o governador Jorginho Mello (PL) estará em uma missão a Portugal.

PUBLICIDADE

Para fazer um gesto a De Nadal, Jorginho indicou a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) para uma agenda no Uruguai. A cerimônia de passagem do cargo ocorrerá no dia 7, às 20h, na Casa D’Agronômica. De Nadal já começou a planejar uma agenda pelo estado.

Aliança em Chapecó?

Ontem, o empresário e ex-vereador de Chapecó, Márcio Sander (MDB), se reuniu com o governador Jorginho Mello (PL) na Casa D’Agronômica. Ele convidou para acompanhá-lo o deputado estadual Cleiton Fossá (MDB), que assumiu por 30 dias no lugar de Antídio Lunelli (MDB).

Sander e Fossá conversaram com Jorginho sobre a possibilidade de o PL apoiar o MDB em Chapecó. Os emedebistas estudam lançar Fossá. A conversa terminou sem uma definição.

Gás boliviano 1

A possibilidade de um golpe de estado ocorrida ontem na Bolívia gerou alguns questionamentos sobre o abastecimento de gás natural aqui no estado. O gasoduto que começa na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra passa por Santa Catarina, além de outros estados brasileiros.

De acordo com a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), a Petrobras firmou contrato com a TGS Sul justamente para não impactar eventual crise ou corte boliviano em qualquer instabilidade que ocorra no país vizinho. Por exemplo, se a Bolívia interromper hoje todo o gás para o Brasil, Santa Catarina não será afetada porque a TGS Sul supre todo o gás da região Sul.

Gás boliviano 2

De acordo com a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), o consumo de gás dos três estados do Sul é de 10 milhões de m³ por dia. A TGS Sul supre 15 milhões de m³ de consumo por dia. Com essa crise, Santa Catarina passa a exportar gás e faturar o ICMS.

A TGS Sul é o terminal de gás da Babitonga, que foi inaugurado na terça-feira (25). Uma fonte da Aresc informou que a ideia de ampliação da rede estruturante para o Oeste faria chegar o gás nas plantas de toda a região, ainda no governo de Jorginho Mello (PL). Em Lages, já chegou toda canalização do gasoduto.

Apoio

Segundo colocado nas eleições de 2020, Fernando Anselmo, atualmente no PSDB, declarou seu apoio à reeleição do prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD). Eles se encontraram em uma panificadora no bairro Areias, na manhã de ontem. Durante a conversa, Anselmo expressou sua confiança no projeto de Orvino e elogiou as ações do atual prefeito.

“Que a gente continue olhando pelo bairro Areias, bairro Real Parque, bairro Ipiranga, Serraria e todo esse entorno aqui. Estamos juntos, prefeito”, declarou. Nas eleições de 2020, Orvino foi eleito com 26,57% dos votos, enquanto Fernando Anselmo obteve 15,59%.

Posse na Câmara

Após 18 anos, o PT de Florianópolis voltará a ter representação na Câmara Federal. Carla Ayres, que é vereadora, licenciou-se do cargo para assumir em Brasília por quatro meses no lugar do deputado federal Pedro Uczai (PT). Ela ficou como a primeira suplente da Federação Brasil da Esperança (PT – PcdoB – PV) nas eleições de 2022.

O último representante na Câmara Federal pelo PT de Florianópolis foi o ex-deputado Mauro Passos, então vereador da capital que, em 2002, foi eleito. Em Florianópolis, a cadeira do PT na Câmara de Vereadores será ocupada por Carlos Eduardo de Souza, o Cadu.

Sem definição

O presidente da Câmara de Vereadores de Araquari, Sid do Itinga (Podemos), enviou mensagem informando que o seu partido ainda não anunciou apoio a qualquer candidato. Ele disse que respeita todos os partidos, principalmente a liderança do prefeito Clenilton Pereira (PSD), mas deixou claro que ainda não houve uma definição do Podemos.

Itinga destaca que o Podemos tem pré-candidatura à majoritária e à proporcional e anunciou a convenção para o dia 3 de agosto. “Qualquer decisão contrária somente terá validade se for deliberada e aprovada. Continuaremos conversando com todos que, como nosso partido, queiram um projeto de cidade”, afirmou.

Buscando a vice

Ontem, em Chapecó, o presidente local do Progressistas, Mário Tomasi, fez coro com o deputado estadual Altair Silva. Eles defendem que o partido continue defendendo a possibilidade de indicar o vice na chapa do prefeito João Rodrigues (PSD). Vale lembrar que Rodrigues já anunciou que disputará com chapa pura.

Arroio

O cãozinho batizado de “Arroio” foi adotado pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e pela primeira-dama, Fabiane Rodrigues, em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul. A cidade foi adotada por Chapecó, que ajudou na recuperação após a tragédia da maior enchente da história do estado vizinho.

Arroio foi encontrado todo embarrado em meio aos escombros de uma residência. Conquistou a primeira-dama, que resolveu levá-lo para Chapecó. Hoje, ele virou o mascote da prefeitura com passe livre até mesmo no gabinete do prefeito. Não é raro Arroio acompanhar as reuniões realizadas por João Rodrigues com a sua equipe de governo.

Denúncia arquivada

O ex-senador Paulo Bauer enviou uma manifestação após as denúncias contra ele, numa investigação envolvendo o seu nome no âmbito da Operação Lava Jato, terem sido arquivadas. Segue:

“Caros amigos, familiares e catarinenses;

Nunca esquecerei desse dia 26 de junho de 2024. Muitas vezes pensei que nunca conseguiria esquecer aquele dia de março de 2018 quando, no auge da minha vida pública; do mandato de Senador da República e me preparando para concorrer ao Governo de SC pela segunda vez, fui alvejado com uma denúncia de um empresário que colocava minha idoneidade, minha história e minha honra à prova.

Era uma época de denúncias, de acusações, de “sustos”, de decepções e espantos e principalmente de “delações premiadas” que colocavam em xeque nossa Democracia, o Poder Judiciário e a credibilidade da classe política.

Infelizmente fui vítima de uma daquelas delações.

Para se proteger, alguém simplesmente decidiu me denunciar; me acusar!

Mas fez pior…Além de me acusar acusou outros. Todos foram “inocentemente” envolvidos – entre eles um foi meu amigo Péricles Prade, ilustre e honrado advogado, infelizmente falecido recentemente. A acusação, imediatamente repercutiu na mídia e na imprensa estadual e nacional.

Sofri! Vivi os piores momentos da minha vida pública! Convivi com alguns que passaram  de amigo e aliado a “parceiro  desconfiado” e  até a “acusador”.

Paulo Bauer, de uma hora para outra, “deixou” de ser honesto, respeitado e admirado para se tornar suspeito, investigado e possivelmente denunciado.

Não me restou outra opção senão lutar.

Lutar contra a injusta acusação e resistir às suas graves consequências.

Nunca duvidei da justiça e vivi esses últimos anos com a convicção de que, no devido tempo, estaria livre dessa “espada de Dâmocles”.

Hoje, o TRE/SC, por unanimidade, decidiu pelo encerramento das investigações (que em 5 anos nada conseguiram encontrar ou provar) e pelo arquivamento da denúncia.

Hoje vou dormir tranquilo e feliz.

Dormirei sem as responsabilidades e sonhos daquele homem público e político que exercia liderança política com felicidade plena e realização pessoal integral. Dormirei como aquele homem honrado e honesto que sempre fui.

Hoje trabalho na iniciativa privada para pagar minhas contas e posso “prestar contas”, com transparência, dos meus atos e da minha história à sociedade, à minha mulher Franciele, à minha mãe e meus irmãos e principalmente aos meus filhos Carolina, Gabriela, Paulo Eduardo, Bárbara e Leonardo.

Nunca esquecerei desse dia!

Nunca esquecerei dos que ficaram ao meu lado e acreditaram em minha inocência. Também não esquecerei daqueles que comemoraram minha tristeza, meu sofrimento e o encerramento da minha longa carreira na política, mas, mesmo assim lhes concedo meu perdão.

Nunca esquecerei desse dia de justiça e da sensata decisão do TRE de SC.

E também agradeço a Deus por ter me dado forças, paciência e fé para esperar pelo dia de hoje.

Abraços a todos!” – Paulo Bauer

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.