Região

Hemosc celebra 37 anos com mais de 2 milhões de bolsas de sangue transfundidas

No primeiro semestre de 2024, o Hemosc recebeu mais de 18 mil candidatos à doação

Autor
Hemosc celebra 37 anos com mais de 2 milhões de bolsas de sangue transfundidas
Foto: Marco Favero / SECOM

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), vinculado ao Governo do Estado, celebra seu 37º aniversário. Especializado em doação de sangue, medula óssea, atendimento hematológico, hemoterápico e suporte laboratorial para transplantes, ao longo das décadas, o Hemosc coletou e transfundiu mais de 2 milhões de bolsas de sangue. É reconhecido nacionalmente como referência técnica, sendo o único hemocentro com tripla certificação de qualidade.

PUBLICIDADE

Somente no primeiro semestre de 2024, o Hemosc recebeu mais de 18 mil candidatos à doação e realizou mais de 8 mil transfusões.

“Esta data é de grande importância para Santa Catarina. O Hemosc continua a evoluir a cada ano, e a solidariedade do povo catarinense é crucial para salvar vidas. Agradecemos em nome da Secretaria de Estado da Saúde a todos os profissionais que contribuem para esta rede”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

O foco principal do Hemosc inclui a captação de sangue, o cadastro de doadores de medula óssea, o atendimento hematológico e o suporte laboratorial aos transplantes. “Estamos constantemente melhorando nossos processos com tecnologia e conscientização sobre a importância da doação de sangue”, afirmou a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.

O Hemosc é gerido pela Fahece, uma organização social que enfatiza eficiência e qualidade no serviço. Responsável por 99% da coleta e distribuição de sangue em Santa Catarina, sua missão é “garantir à população atendimento de qualidade nas áreas de hemoterapia, hematologia, terapia celular e apoio aos transplantes para salvar vidas”.

A sede do Hemosc em Florianópolis foi a primeira a ser estabelecida no estado. Além da capital, o centro está presente nas principais cidades catarinenses: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville, Lages, Tubarão e Jaraguá do Sul.

A direção do Hemosc, junto com representantes da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu-se com colaboradores para uma celebração especial em comemoração ao dia 20 de julho. Durante o evento, foram oferecidos bolos aos doadores e pacientes, além da inauguração da galeria digital de ex-diretores da instituição, disponível em www.hemosc.org.br.

Relacionadas