Região Balneário / Itajaí

Governo de Santa Catarina inaugura fundação para pacientes renais

Foi investido cerca de R$ 2,5 milhões na obra

Autor
Governo de Santa Catarina inaugura fundação para pacientes renais
Foto: Divulgação / SECOM / Governo do Estado - SC

Na próxima terça-feira (19), o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Saúde, inaugura em Balneário Camboriú a nova unidade da Fundação Pró-Rim. A obra teve cerca de R$ 2,5 milhões em investimentos.

PUBLICIDADE

O novo espaço vai atender uma média de 400 pacientes. Com isso, o Governo de Santa Catarina promove ações para a ampliação dos atendimentos aos pacientes renais no estado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 23 milhões de brasileiros têm algum problema renal. Além disso, cerca de 157 mil fazem tratamento em diálise. Embora poucas pessoas façam exames periódicos.

Ainda, segundo a OMS, até 2040 os problemas relacionados ao rim, vão ser a quinta maior causa de morte no país, tanto quanto mortes ocasionadas pela violência. Em geral campanhas ajudam no autocuidado.

Para especialistas, a prevenção é o melhor caminho. Problemas renais evoluem de forma silenciosa, mas quando descobertos, muitas vezes, já estão em estágio avançado.

Na última quinta-feira (14), foi comemorado o Dia Mundial do Rim. A data tem o objetivo de chamar a atenção para essa doença. Mais de 800 clínicas de diálise espalhadas pelo Brasil comemoram esse dia.

Em Balneário Camboriú, a inauguração da nova unidade vai ser às 17h da terça-feira (190, no Bloco 3 da Uniavan. A solenidade vai contar com a presença da secretária da saúde Carmen Zanotto.

Relacionadas