
Os contribuintes brasileiros têm apenas algumas horas para acertar as contas com o Leão. O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2026 encerra-se às 23h59 desta sexta-feira (29). A Receita Federal espera que cerca de 44 milhões de pessoas entreguem o documento este ano.
Como acelerar o preenchimento na reta final
Para agilizar o processo de quem deixou a tarefa para a última hora, o Fisco recomenda o uso da declaração pré-preenchida. Por meio dessa ferramenta, o sistema importa automaticamente dados do ano anterior, do carnê-leão e de declarações de terceiros. Como resultado, o contribuinte ganha tempo e reduz as chances de erros.
Se o tempo estiver muito curto, especialistas orientam enviar a declaração mesmo que incompleta. Dessa forma, o contribuinte evita a multa por atraso e pode corrigir os dados posteriormente por meio de uma declaração retificadora.
Consequências do atraso do Imposto de Renda
Deixar a entrega para depois do prazo gera problemas. Em primeiro lugar, o contribuinte recebe uma multa mínima de R$ 165,74, valor que pode escalar até 20% do imposto devido. Além disso, o cidadão deve quitar a guia em até 30 dias. Caso contrário, enfrentará a irregularidade do CPF, o que impede a emissão de passaportes, empréstimos e certidões públicas.
Quem deve declarar em 2026?
As regras mudaram para o ano-base 2025. Portanto, está obrigado a prestar contas quem se enquadra em pelo menos um dos seguintes critérios:
- Renda: Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584,00;
- Isenções: Teve rendimentos isentos acima de R$ 200 mil;
- Investimentos: Operou na bolsa de valores ou possuía patrimônio superior a R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2025;
- Bens: Obteve ganho de capital na venda de bens;
- Exterior: Reteve rendimentos ou aplicações financeiras internacionais.
Para transmitir os dados, o cidadão deve baixar o aplicativo Imposto de Renda ou acessar a aba “Meu Imposto de Renda” no portal e-CAC. Vale lembrar que o acesso à declaração pré-preenchida exige conta gov.br nos níveis prata ou ouro.
Calendário de restituição
Paralelamente ao fim do prazo, a Receita Federal inicia hoje o pagamento das restituições para quem tem direito a reaver valores cobrados indevidamente em 2025. O cronograma divide-se em quatro lotes mensais:
| Lote | Data de Pagamento |
|---|---|
| 1º Lote | 29 de maio de 2026 |
| 2º Lote | 30 de junho de 2026 |
| 3º Lote | 31 de julho de 2026 |
| 4º Lote | 28 de agosto de 2026 |
De acordo com os critérios legais, os idosos acima de 80 anos lideram a fila de prioridades, seguidos por contribuintes de 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou moléstia grave, e profissionais do magistério. Por fim, o Fisco prioriza quem utilizou a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento via Pix.

