Região Mundo

Ataque israelense no Líbano mata vice-presidente do Hamas

Além dele, outro líder do grupo, Samir Fandi, também morreu na incursão

Autor
Ataque israelense no Líbano mata vice-presidente do Hamas
Foto: Divulgação / Reuters

Tido como o mandante número dois do grupo Hamas, Saleh al-Arouri foi morto nesta terça-feira (2) em um ataque israelense em Dahiyeh, nos subúrbios de Beirute, capital do Líbano. Inicialmente divulgada por agências internacionais, a informação foi confirmada pelo movimento palestiniano. Outro líder do Hamas, Samir Fandi, também morreu na incursão.

PUBLICIDADE

Morte do vice-presidente do gabinete político do Hamas, sheikh Saleh al-Arouri, em um ataque sionista em Beirute“, informou o grupo. Ele teria sido um dos fundadores da ala militar do Hamas, sendo o responsável pela presença do movimento na Cisjordânia.

Junto ao vice-líder do movimento, no mesmo ataque também foram mortos seus guarda-costas. Conforme informado pela agência France Press, o objetivo de Israel era atacar as instalações do grupo palestiniano nos subúrbios da capital libanesa. Em contrapartida, a agência estatal libanesa informou que, com o ataque de um drone, a força israelense matou pelo menos seis pessoas.

Saleh al-Arouri tinha 57 anos e era um dos fundadores das brigadas Al-Qassam, o braço militar do Hamas. Ele fazia parte do grupo desde 1987 e também chegou a ser vice-presidente do gabinete político. Além disso, tinha uma relação estreita com o Irã e o grupo Hezbollah, no Líbano.

Relacionadas