O Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR e o Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras, atualizou o número de baleias-francas que visitaram o litoral catarinense e gaúcho nessa temporada.
De acordo com os números divulgados na terça-feira (17), durante dois sobrevoos de helicóptero, a expedição registrou 216 baleias-francas, sendo 214 mães com dois filhotes e dois adultos solitários.
Ao todo foi percorrido um trecho entre Cidreira, no Litoral Norte gaúcho e Florianópolis, Capital catarinense. Em Santa Catarina, a maior concentração foi entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, no município de Imbituba, com 46 baleias.
Em Florianópolis, a maior avistagem foi na Praia do Moçambique, com 26 desses mamíferos aquáticos. E, por fim, no Rio Grande do Sul, a maior quantidade ocorreu em Imbé, com 8 baleias avistadas.
O monitoramento desses animais é fundamental para entendermos como as baleias-francas estão respondendo aos esforços de conservação da espécie, tendo em vista que a partir disso se pode estimar os parâmetros demográficos da população.
A baleia-franca é uma espécie ainda ameaçada de extinção no Brasil. O animal conta com uma população estimada em cerca de 500 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4% ao ano. O monitoramento da espécie é fundamental para que as baleias continuem existindo.