Região Balneário / Itajaí

Gols de catarinense colocam Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal

Natural de Palmitos, Dyego foi eleito o melhor em quadra contra a Ucrânia

Autor
Gols de catarinense colocam Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal
Dyego, com a camisa 7, comemora um de seus gols na semifinal desta quarta-feira. Foto: divulgação

O Jogador Dyego, catarinense da cidade de Palmitos, fez os gols da vitória que colocaram a seleção brasileira de Futsal na final da Copa do Mundo da modalidade, que está sendo disputada no Ubequistão. Dyego fez dois gols brasileiros na vitória por 3 a 2 diante da Ucrânia, nesta quarta-feira (2), em partida disputada ao meio-dia (horário de Brasília).

PUBLICIDADE

Além disso, nesta quinta-feira, França e Argentina duelam para decidir quem irá à final contra o Brasil, no próximo domingo, com transmissão da TV Globo. Pentacampeã mundial, a seleção brasileira não chegava numa final de Copa do Mundo  de Futsal desde 2012.

A semifinal contra a Ucrânia foi um jogo muito duro, o mais difícil para o Brasil até aqui nesta Copa do Mundo. Dessa forma, mais objetiva e com ótimo volume de jogo, a Ucrânia terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0. No entanto, no retorno do intervalo, a seleção brasileira conseguiu marcar dois gols em dois minutos para garantir a virada. Em um erro na saída de bola brasileira, a Ucrânia empatou e aumenta ainda mais o drama da partida. Em cobrança de tiro livre devido à sexta falta ucraniana, Dyego fez o segundo dele e garantiu o 3 a 2 e a classificação para a decisão.

Cinco catarinenses na seleção

“ É uma semifinal de Copa do Mundo, então o emocional tem que estar equilibrado. Emoção e razão têm que estar equilibrados para a gente tentar executar as coisas bem. Durante a competição, a gente não saiu atrás do placar e, hoje, a gente saiu atrás, mas soubemos ter calma, tranquilidade e não sair do plano e do propósito que a gente tinha de jogo. Conseguimos ampliar o placar. Eles empataram. E depois a gente conseguiu matar o jogo no gol do Dyego. Esse grupo está de parabéns. Merecia estar na final. A gente lutou muito para estar aqui”, disse o jogador Arthur em entrevista ao sportv depois do triunfo na semifinal.

Dyego (7) abraça o goleiro catarinense William, após o gol da vitória. Goto: divulgação

Além de Dyego, a seleção brasileira tem hoje outros quatro atletas nascidos em Santa Catarina. Um deles é o goleiro Diego Roncaglio, natural de Blumenau, que se notabilizou nesse mundial numa situação inusitada. Ele precisou pagar do próprio bolso 20 mil euros para rescindir contrato com seu clube, na Bélgica, e poder jogar a Copa do Mundo. O outros três catarinenses são o goleiro Willian (natural de Jaraguá do Sul), e os pivôs Pito e Ferrão, ambos de Chapecó. Pito, que atua no Barcelona, da Espanha, inclusive, foi eleito em 2023 o melhor jogador do mundo, pela Futsal Planet. Pito atuou nos três jogos da primeira fase, mas foi poupado na vitória sobre a Costa Rica, após sentir dores durante um treinamento.

Campanha do Brasil na Copa do Mundo de Futsal

1ª rodada – Brasil 10 x 0 Cuba

2ª rodada – Brasil 8 x 1 Croácia

3ª rodada – Tailândia 1 x 9 Brasil

Oitavas de final – Brasil 5 x 0 Costa Rica

Quartas de final – Brasil 3 x 1 Marrocos

Semifinal: Ucrânia 2 x 3 Brasil

Relacionadas