O saque-aniversário está em vigor desde o ano de 2020 e permite que o cidadão possa fazer a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do Fundo de Garantia a cada ano, no mês de aniversário.
Os trabalhadores que optam pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem retirar os valores disponíveis conforme o mês de aniversário. Na segunda-feira (2) o dinheiro ficou disponível para os nascidos em setembro.
De acordo com as regras estabelecidas nessa modalidade, o trabalhador não poderá sacar o valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, ou seja, apenas a multa rescisória.
O período de saque começou na segunda-feira (2), primeiro dia útil do mês de aniversário e fica disponível até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do empregado.
O saque pode ser feito por meio do aplicativo FGTS, sem qualquer custo. Nesse caso, é preciso pedir a transferência do valor para qualquer conta em nome do trabalhador solicitante, independentemente do banco.
Além disso, os trabalhadores podem fazer a retirada dos valores em casas lotéricas e terminais de autoatendimento, para isso é necessário ter a senha do Cartão Cidadão da CAIXA.