Região Santa Catarina

Passageiros e voos internacionais crescem quase 90% em SC

O número cresceu 88,8% no primeiro semestre de 2024

Autor
Passageiros e voos internacionais crescem quase 90% em SC
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O número de aeronaves operando voos internacionais em Santa Catarina cresceu 88,6% no primeiro quadrimestre de 2024 em comparação com o ano anterior. Isso também se refletiu no movimento internacional de passageiros, com um aumento de 87,5% nos primeiros quatro meses em relação a 2023.

PUBLICIDADE

De acordo com os números apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), conforme dados da Agência Nacional de Aviação (Anac), foram 2.556 aeronaves e 358,3 mil passageiros internacionais.

“Temos buscado novos países parceiros, como o Panamá. Em outubro estive lá, com o pessoal da Copa Airlines e em fevereiro desse ano o presidente da empresa mesmo me deu a notícia do voo direto de Santa Catarina pra Cidade do Panamá. E esse trabalho que continua, temos potencial e vamos expandir ainda nossa parceria”, afirma o governador Jorginho Mello.

“Os números mantêm Santa Catarina com a terceira maior movimentação de passageiros internacionais do Brasil e com perspectivas de manutenção deste cenário e até mesmo um crescimento gradual com a confirmação de novas empresas, como a Copa Airlines”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Os números do quadrimestre foram superiores ao do primeiro trimestre, quando o crescimento de passageiros foi de 84,8% e o de aeronaves foi de 83,9%.

Na movimentação de cargas internacionais, o primeiro quadrimestre de 2024 registrou um aumento significativo de 20,7% em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, o setor acumula até o momento 1,3 mil toneladas, todas elas passando pelo Aeroporto de Florianópolis, que também se destacou pelo maior número de passageiros internacionais, totalizando 350,9 mil. Por outro lado, pelo Aeroporto de Navegantes, foram contabilizados 7,3 mil passageiros internacionais.

Movimento doméstico

Na movimentação de cargas domésticas, os aeroportos catarinenses registraram alta de 6% nas cargas chegando a 4 mil toneladas. Destaque para os Aeroportos de Navegantes com 1,7 mil toneladas e Aeroporto de Florianópolis com 1,6 mil toneladas.

Na movimentação de passageiros, o Aeroporto de Joinville registrou a maior alta do estado no primeiro quadrimestre. Foram 18,7% a mais do que no mesmo período de 2023. Até agora passaram por Joinville 158,3 mil passageiros.

O ranking do estado segue com o Aeroporto de Florianópolis sendo o mais movimentado 1,1 com milhões de passageiros, Navegantes com 718,4 mil, Chapecó com 191,3 mil, Joinville com 158,3 mil, Jaguaruna com 38 mil e Correia Pinto com 6,5 mil. No quadro geral, a movimentação doméstica teve queda de 1,8% nos primeiros meses de 2024, em relação a 2023.

Relacionadas