Região Grande Florianópolis

Obras da Casan alteram trânsito de bairro em Florianópolis

Companhia também lançou um Programa de Monitoramento de Odores

Autor
Obras da Casan alteram trânsito de bairro em Florianópolis
Foto: Divulgação / Casan

Em continuidade às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) iniciou a construção de uma estação elevatória na Rua Dorvalina Machado Coelho, no bairro João Paulo, em Florianópolis.

PUBLICIDADE

Para a implantação, é necessária interdição de um trecho da Rua Dorvalina Machado Coelho. Os condutores poderão fazer o desvio pela Rua Osvaldo Calixto de Lima. As obras ocorrem entre 7h e 18h, com previsão de duração de até 30 dias. Há possibilidade de alteração do cronograma em função das condições do clima e solo.

O sistema de esgotamento sanitário da região contará com 14 estações elevatórias, sendo nove localizadas no bairro João Paulo, duas no Monte Verde e três no Saco Grande. A implantação da infraestrutura tem investimento de R$ 129,6 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Ligações não estão autorizadas

A Casan alerta que mesmo após a finalização da obra, os moradores das localidades que receberam a rede coleta não devem efetuar a ligação do imóvel à Caixa de Inspeção (CI). Para que o esgoto seja coletado e tratado, todo o sistema deverá estar concluído e em operação. Ligações realizadas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública. No momento adequado, a Casan divulgará orientações autorizando a conexão.

Casan lança Programa de Monitoramento de Odores

Com a meta de acompanhar a melhoria ambiental nas ruas vizinhas à nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, a Casan deu início neste mês de julho a um Programa de Monitoramento de Odores.

A cada dois meses serão coletadas amostras do ar em 28 pontos: três no canteiro de obras da nova unidade, cinco nas lagoas de estabilização e os outros 20 nas ruas do bairro do município de São José. Os pontos para a medição no bairro serão escolhidos de acordo com a movimentação do vento no dia, dentro de um raio de 2,5 quilômetros das obras que estão em pleno andamento.

As amostras serão enviadas para análise em laboratório, onde será avaliado o nível de Sulfeto de Hidrogênio (H2S), gás que possui um cheiro distinto e desagradável.

A ETE Potecas contará com um novo sistema de controle de odor, com a coleta dos gases gerados no processo de depuração por meio de exaustores, além de tratamento em um biofiltro. O biofiltro é um meio de suporte com características propícias ao crescimento de microrganismos responsáveis pela degradação de compostos que geram odores.

A Casan  também desenvolve outras ações no Plano de Controle Ambiental das Obras, como o monitoramento de emissão de fumaça de máquinas, veículos e de gases; monitoramento da fauna e flora; medição, acompanhamento e gestão de ruídos; monitoramento da qualidade da água do Rio Forquilhas e o acompanhamento da qualidade da água subterrânea. O objetivo das ações é  assegurar que a construção ocorra de maneira responsável e sustentável.

Relacionadas