Região Grande Florianópolis

Dobradinha: skatistas de SC ficam em 1º e 2º no Skate Park em Porto Seguro

Kalani Konig e Pedro Barros arrancaram gritos da torcida com manobras inacreditáveis

Autor
Dobradinha: skatistas de SC ficam em 1º e 2º no Skate Park em Porto Seguro
Kalani voou mais alto e venceu a etapa. Foto: Pablo Vaz / divulgação

Dois atletas manezinhos comandaram o pódio da etapa de Porto Seguro, na Bahia, do Circuito de Skate Park, disputada na manhã deste domingo (8). Kalani Konig, de apenas 17 anos, deu show na pista e foi o campeão, com Pedro Barros em segundo lugar.

PUBLICIDADE

Esta foi a terceira vitória consecutiva de Kalani na temporada, após ter vencido em Florianópolis e Criciúma, ambas etapas disputadas antes das Olimpíadas de Paris. Além disso, Kalani ainda se tornou o maior campeão do circuito brasileiro, com cinco vitórias.

“Estou muito feliz de ganhar mais uma etapa, agora aqui em Porto Seguro, que tem uma vibe incrível. Não ganhei em casa (etapa de Florianópolis, em fevereiro), é verdade, mas venci as outras três e igualei o feito do meu amigo Murilo. E ainda superei ele no número de títulos em etapas do STU, agora com cinco. Ontem, estava meio cansado, não estava 100% focado (disputou também as eliminatórias do street e não avançou à final). Hoje, acordei determinado e consegui acertar”,  comentou Kalani, que levou o título depois de uma volta impecável em Porto Seguro, com flips e nota 86,00.

Vice-campeão nesta etapa, Pedro Barros foi medalhista de prata em Tóquio 2020 e finalista olímpico em Paris 2024. Em Porto Seguro, ele voltou a usar um freezer para completar manobra, e em sua melhor volta, recebeu nota 84,33.

Duplo flip

Ainda participaram da decisão do park Pedro Carvalho, Miguel Leal, Vinicius Kothe e Gustavo Picaski, que apareceram nessa ordem na classificação final. Assim como Kalani e Barros, Pedrinho também tirou uma nota acima de 80 (83,75), ao completar volta com direito a duplo flip.

Kalani e Pedro, força catarinense na modalidade. Foto: Julio Detefon / divulgação

Cada skatista pôde dar seis voltas na pista de Porto Seguro. Com o nível da competição bastante equilibrado, os atletas tentaram arriscar movimentos difíceis e erraram as primeiras tentativas. Mas, quando a pressão diminuiu, as manobras apareceram, e o público da Bahia aplaudiu o desempenho dos competidores.

Ainda neste domingo (8), serão disputadas as finais do park feminino, dos dois naipes do street e do paraskate street. Além disso, depois de Porto Seguro, a próxima etapa do STU será no Rio de Janeiro, em outubro. No mês seguinte, acontecerá o Super Finals, em São Paulo, novidade do calendário de 2024 que reunirá só os 12 melhores de cada ranking.

Programação do domingo no STU Porto Seguro (horários de Brasília)

14h – Final do street feminino

15h – Final do paraskate street

16h10 – Final do park feminino

17h20 – Final do street masculino

Relacionadas