Região Santa Catarina

Imetro fiscaliza radares para reforçar segurança nas estradas de SC

Ao todo o órgão fiscalizou 420 veículos

Autor
Imetro fiscaliza radares para reforçar segurança nas estradas de SC
Foto: Divulgação / Imetro - SC

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro) concluiu a Operação Especial que fiscalizou instrumentos de medição como: cronotacócrafos, taxímetros, radares e bombas de combustíveis.

PUBLICIDADE

O objetivo da operação é de reforçar a segurança das estradas catarinenses no período de férias. O instituto é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em Santa Catarina.

Ao todo o órgão fiscalizou 420 veículos. Desse total, 21 deles estavam irregulares com certificados vencidos ou sem registro de verificação. Os veículos irregulares foram autuados. A operação ocorreu nas cidades de Rio do Sul, Barra Velha e Gravatal.

Fiscais do Imetro também fiscalizaram 251 bombas medidoras de combustíveis nos municípios de Blumenau, Gaspar, Rio do Sul, Balneário Piçarras, Salto Veloso, Arroio Trinta, Chapecó, Maravilha, Garopaba e Morro da Fumaça.

Duas bombas foram reprovadas por mau estado de conservação e vazamento. Além disso, outras três foram interditadas por apresentarem erros de medição contra o consumidor. Já, nos municípios de Videira, Chapecó e Criciúma, foram realizadas as fiscalizações de 36 taxímetros, todos regularizados.

Ao todo, a operação Especial do Imetro realizou 741 fiscalizações em 21 municípios de Santa Catarina. As fiscalizações foram realizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Defesa Civil de Santa Catarina.

Também, no dia 2 de julho, foi realizada a Operação Fiscalização Preventiva em conjunto com a Defesa Civil, que tem por objetivo fiscalizar os Veículos Tanques Rodoviários. Na ocasião, foram realizadas fiscalização em 8 veículos, todos regularizados, no município de Rio do Sul.