Mais um prefeito e um vice-prefeito de uma cidade catarinense foram presos nesta segunda-feira (29) na 5ª fase da Operação Mensageiro. Clézio Fortunato e Jaime Antonio de Souza são os chefes do Executivo de São João do Itaperiú, no Norte do Estado.
Outras duas pessoas, que ainda não tiveram as identidades divulgadas, também foram presas. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão em duas cidades catarinenses – uma no Vale do Itapocú e outra na Região da Foz do Rio Itajaí.
Entre os alvos, estão agentes públicos, privados e órgãos públicos. A operação é desdobramento das fases anteriores da Operação Mensageiro.
Após mais um ano de análise das evidências coletadas, da realização de novas diligências e com o depoimento de diversas testemunhas e investigados, foi identificada a possibilidade da prática de novos crimes envolvendo, dessa vez, a prestação de serviços de abastecimento de água e de iluminação pública em dois municípios catarinenses.
Uma das ordens judiciais de prisão preventiva foi cumprida no Estado de São Paulo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prestou apoio no cumprimento das buscas. A apuração ainda corre em sigilo, por determinação judicial.
Sobre a Operação Mensageiro
A Operação Mensageiro apura um esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores de coleta e destinação de lixo, de abastecimento de água e de iluminação pública em diversas regiões de Santa Catarina.
Deflagrada em 6 de dezembro de 2022, a Operação Mensageiro chega a sua quinta fase. Na primeira, quatro prefeitos foram presos, um deles durante uma viagem oficial em Brasília. Na segunda etapa, em 2 de fevereiro, dois prefeitos também foram detidos. Na terceira fase, o prefeito de Tubarão foi detido junto com o vice.