Região Brasil

Preso desde março, Robinho tem julgamento de habeas corpus suspenso

Após ser condenado na Itália, ele está preso por estupro em São Paulo

Autor
Preso desde março, Robinho tem julgamento de habeas corpus suspenso
Foto Reprodução / Internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu na sexta-feira (13) o julgamento virtual de um habeas corpus protocolado pela defesa do ex-jogador de futebol Robinho, O ex-ídolo do Santos e da Seleção Brasileira está preso desde março deste ano no complexo penitenciário de Tremembé, no interior de São Paulo, conhecida como a “penitenciária dos famosos”.

PUBLICIDADE

O julgamento foi paralisado por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, e não há data marcada para a retomada da análise do caso.

A defesa do ex-jogador pretende derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele.

Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália por envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. O ex-atacante compartilha uma cela de 8m² com outro condenado e cumpre uma pena de nove anos.

O relator, ministro Luiz Fux, proferiu o voto afirmando que não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão.

“O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituição e às leis brasileiras, aos acordos firmados pelo Brasil em matéria de cooperação internacional e às normas que regem a matéria, com especial atenção ao fato de o paciente ter respondido ao processo devidamente assistido por advogado de sua confiança e ter sido condenado definitivamente à pena de 9 anos de reclusão por crime de estupro”, disse Fux.

Além de Fux, o ministro Edson Fachin também votou pela manutenção da prisão de Robinho.