As Polícias Civil e Penal deflagraram a Operação Corrosão, na manhã desta terça-feira (26), na Penitenciária Industrial de Joinville, em Santa Catarina. No combate ao crime organizado, os policiais desarticularam um esquema ilegal de entrada de artigos eletrônicos na unidade.
Durante a investigação, os policiais identificaram a participação neste esquema de agentes terceirizados vinculados à unidade prisional. Conforme a Polícia Civil, os agentes terceirizados facilitavam a entrada de aparelhos telefônicos na penitenciária a fim de permitir a comunicação ilícita de presos com o ambiente externo.
No combate ao esquema ilegal, as buscas ocorreram em diferentes bairros de Joinville, em Pinhais, no Paraná, e nas dependências da Penitenciária Industrial de Joinville.
Além disso, os policiais identificaram que entre os agentes e os apenados havia um acordo. Eles facilitavam a entrada dos objetos eletrônicos em troca de pagamentos significativos aos envolvidos. Enfim, a Operação Corrosão cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão temporária.
Participaram da ação Policiais Civis da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DECOR, da DECOR/DEIC, da CECOR/DEIC, da Direção da DEIC, da CORE, das Delegacias Regionais de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul e da COPE/PCPR, bem como Policiais Penais integrantes da DINF.
A operação também contou com a cooperação de Peritos e Agentes de Perícia Criminal da Polícia Científica de Santa Catarina e membros da Comissão de Prerrogativas da OAB acompanharam as ações.