Região Blumenau

Gaeco cumpre mandados na 2ª fase da operação Coleta Seletiva

Investigação apura irregularidades na prestação de serviços da coleta de lixo

Autor
Gaeco cumpre mandados na 2ª fase da operação Coleta Seletiva
Foto: Divulgação / Ministério Público

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a 2ª fase da Operação “Coleta Seletiva”, que apura irregularidades na prestação de serviços de coleta de lixo reciclável e orgânico residencial em Trombudo Central.

PUBLICIDADE

Foram cumpridas sete ordens judiciais de busca e apreensão expedidas nas cidades de Trombudo Central, Florianópolis, Joinville, Pouso Redondo e Taió. De acordo com a investigação, o certame para a contratação dos serviços de coleta de lixo  teria sido conduzido de maneira a favorecer a empresa vencedora.

Itens específicos no edital, inabilitação inadequada de concorrentes e a rejeição genérica de recursos administrativos por parte dos demais participantes frustravam o caráter competitivo e, em consequência, tornavam o processo licitatório ilícito. Até o momento ninguém foi preso. As apurações continuam.

Primeira fase

Na primeira fase, deflagrada em outubro de 2023 no âmbito da mesma investigação, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Trombudo Central, Lontras, e Otacílio Costa.

Na mesma ocasião, preventivamente, um dos investigados foi afastado da função pública devido a um pedido do MPSC deferido pela Justiça.

Além disso, ao longo dos meses foi possível constatar que algumas cláusulas do contrato firmado entre a prefeitura e a empresa contratada estariam sendo descumpridas, tais como os veículos utilizados para a coleta, subcontratação de empresas para o transporte e destinação final, entre outras.