Região Santa Catarina

Defesa Civil prevê enchente de até 7,5 metros em Rio do Sul

A chuva na região já ultrapassou os 120 milímetros nas últimas 24h

Autor
Defesa Civil prevê enchente de até 7,5 metros em Rio do Sul
Foto: pixabay

A Defesa Civil de Rio do Sul prevê que o nível do rio Itajaí-Açu possa atingir a cota de inundação de 7,5 metros, e a cota de atenção em 8,5 metros, baseado na chuva das últimas 24 horas na região e pela previsão de mais tempestades para este sábado (18).

PUBLICIDADE

Nessa situação, o município já enfrenta enchentes novamente, levando as comunidades que vivem em áreas mais baixas a retirarem seus pertences e procurarem locais seguros. Bairros como Taboão, Pamplona, Bela Aliança e Santa Rita são os primeiros a serem afetados.

A chuva na região já ultrapassou os 120 milímetros nas últimas 24h e a previsão é de mais chuva ainda para este sábado (18). No domingo (19), o volume deve diminuir consideravelmente.

O nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, assim como o das barragens e a cota de inundação por ruas, pode ser acompanhado no site oficial da Defesa Civil de Rio do Sul. Já em caso de emergências devem ser comunicadas no telefone 199.

Ruas alagadas

A chuva forte persistindo neste sábado (18) pode causar alagamentos em algumas ruas do bairro Fundo Canoas, Barra do Trombudo, Barragem e Canoas. Motoristas devem estar atentos e evitar passar por esses locais.

A rua Wenceslau Borini está interditada devido ao acesso pela ponte sobre o ribeirão Ximbica. A Guarda Municipal está monitorando os locais sujeitos a interdições devido à elevação do nível do rio.

Abrigos abertos

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Defesa Civil estão mobilizando a abertura de abrigos para atendimento de pessoas que precisam sair de suas casas e não tem para onde ir. No momento, apenas o Salão da Comunidade Católica do bairro Bela Aliança, está sendo mobilizado para abertura e atendimento da comunidade.

Relacionadas