Região Blumenau

Confirmada 1ª morte por dengue em Blumenau; 8 estão na UTI

Cidade conta com uma central de atendimento específica para a doença

Autor
Confirmada 1ª morte por dengue em Blumenau; 8 estão na UTI
Foto ilustrativa / Cristiano Andujar / Arquivo / Governo de SC

Blumenau confirmou nesta segunda-feira (18) a triste notícia da primeira morte por dengue na cidade. A informação está no Boletim Dengue divulgado na tarde de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde. Não há detalhes sobre a idade e bairro onde morava a vítima.

PUBLICIDADE

O levantamento mostra ainda que há oito pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com a doença. Outros 11 pacientes estão em leitos de enfermaria nos hospitais.

Desde o último boletim, divulgado no dia 13 de março, a cidade registrou 253 novos focos, 1.155 casos da doença e o primeiro óbito. Em todo o estado, o número de mortes por dengue chega a 28.

Somente em Blumenau, o total acumulado desde a primeira semana de 2024 é de 1.422 focos do mosquito e 6.736 casos prováveis. Destes, 4.946 estão em investigação e 1.790 foram confirmados. 

Os casos prováveis são todos os casos notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, com exceção dos descartados. Desse modo, todos os casos suspeitos, que estão no sistema, serão considerados prováveis. Isso permite uma análise mais precisa da situação.

Atendimento ambulatorial

Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento de pacientes com sintomas de dengue. Os AGFs ficam nos bairros: Velha; Escola Agrícola; Garcia; Fortaleza; Itoupava; Badenfurt e Centro. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população.

Centro de atendimento dengue

Para ajudar no acolhimento das unidades de saúde e desafogar os hospitais, foi criado em Blumenau um Centro de atendimento focado em dengue. A unidade fica no Campus 3, da Furb, na Rua São Paulo, número 2.171.

A equipe multiprofissional de 20 pessoas é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O atendimento de pacientes com sintomas de dengue é em formato de porta aberta, das 7h às 19h, sete dias por semana, incluindo feriados. 
 

Relacionadas