Nos últimos anos, empresas e lideranças vêm assumindo um papel de protagonismo para incentivar uma vida mais saudável entre seus profissionais. O movimento que alia esportes no trabalho é fundamental uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa.
Manter uma vida saudável é, portanto, um caso de saúde pública. Mais que isso: um ponto essencial para quem busca uma rotina mais produtiva. É o que aponta um estudo com 200 pessoas feito pela Universidade de Bristol: em dias de treino, os participantes tinham concentração 21% maior e 41% a mais de motivação para trabalhar, além de finalizarem suas tarefas 25% mais rápido do que nos dias em que não se exercitavam.
Foi com o olhar para a dobradinha da vida mais saudável e desempenho profissional que a AMcom, empresa brasileira de tecnologia com sede em Blumenau, criou o AMCare. O programa fomenta e subsidia acesso à terapia, nutrição, serviço de personal trainer e demais cuidados com a saúde de forma gratuita, sete dias por semana e também 24 horas por dia, através de uma rede de profissionais qualificados. O programa se soma a uma gama de benefícios já tradicionais na empresa, que incluem plano de saúde, vale alimentação, aulas de idiomas e muitos outros, além de jornada híbrida de trabalho.
Equilíbrio entre vida profissional e pessoal
De acordo com Rodrigo Strey, vice-presidente e diretor da companhia, esse é um dos passos que garante aos profissionais a disposição e concentração necessárias para fomentar projetos de alto rendimento. “A AMcom tem como um de seus valores o equilíbrio entre a vida profissional e qualidade de vida – e o esporte fomenta muito isso. Sentimos no dia a dia dos projetos que exigem robustez em sua entrega, como um profissional que cuida da saúde física e mental tem essa capacidade de entrega mais apurada. Além disso, sempre que nossos colaboradores trazem iniciativas de saúde, buscamos inserir no dia a dia da companhia”, diz.
Executivos destacam ganhos a partir do esporte
O próprio Strey tem no esporte um balizador para a carreira. O vice-presidente concilia a agenda com as atividades físicas, há pelo menos 15 anos, diversificando inclusive as suas modalidades entre musculação, corridas de rua e triathlon, esporte que pratica desde 2018. Segundo Strey, os benefícios são vários, que abrangem a redução de dores musculares por esforços contínuos e repetitivos, o aumento da disposição, a melhoria da mobilidade, o aumento de concentração e a melhoria do sono
Sem contar com efeitos colaterais que o esporte traz para dentro do contexto profissional, como controle emocional, disciplina, compromisso, superação, estratégia, persistência e uma habilidade para contornar imprevistos, assim como ocorrem em situações de correção de rotas na execução de uma prova esportiva.
“Talvez muitas pessoas não façam esta correlação, mas a prática de esportes e atividades físicas com regularidade e a alta performance profissional tem uma forte ligação e influência, além do bem-estar causado em ambas as práticas”, diz.
Joana Schwabe, gerente de marketing da AMcom, pratica hipismo há 14 anos. Além dos treinos três vezes na semana, participa de campeonatos e destaca que o esporte trouxe uma série de ganhos para a vida e a carreira. “Além do bem-estar, o hipismo me trouxe uma profunda conexão comigo mesma e com minha égua. Este esporte vai além do exercício físico, ele me tira da zona de conforto e me motiva a buscar constantemente o melhor. Para vencer um campeonato, é essencial levar o treino diário a sério e equilibrar minhas emoções, pois o cavalo percebe tudo. Além disso, é fundamental entender que a performance não depende apenas de mim – meu cavalo também precisa estar bem. Portanto, trabalho em equipe, empatia e determinação são essenciais para alcançar o sucesso nesse esporte, que baliza essas características também no meu dia a dia na empresa”, diz.
Conversa de happy hour e treinão em grupo
José Antônio Gasque Junior é diretor comercial da AMcom e praticante de corrida. Foi em um happy hour, quando comentava sobre a rotina de treinos, que levantou a possibilidade de criar um treino com o time do trabalho. “Sei que tenho muitos colegas que correm e pensei que essa poderia ser uma possibilidade de reunir a galera que já pratica atividade física e incentivar os colegas”, diz.
A ideia foi abraçada pelo time da área de People da AMcom, que não só criou o evento como também chamou um treinador para acompanhar os profissionais, que cuidou do preparo, trajeto e alongamento pós-treino. O Treinão AMcom teve mais de 20 participantes em sua primeira edição e abriu as portas para incentivar novas ideias entre a equipe.
“Acredito que temos muito a ganhar incentivando o equilíbrio entre atividade física e carreira. Foi-se o tempo em que se acreditava que para ser um profissional de alta performance era preciso se dedicar apenas à carreira. Agora, cada vez mais, entendemos como a vida saudável é essencial para que as pessoas estejam engajadas e comprometidas com a entrega”, finaliza Strey.
Sobre a AMcom
A AMcom é especializada em criar, manter e evoluir soluções digitais personalizadas para solucionar os desafios de grandes empresas que querem transformar seus negócios. Com expertise em ambientes complexos e regulados, conta com um portfólio direcionado a impulsionar a transformação digital de seus clientes, provendo serviços em Modernização e Integração de Aplicações (AMS); Dados & Analytics; Design, UX/UI; Agilidade e Talentos & Equipes sob medida. Sua matriz é em Blumenau, Santa Catarina , tem escritório em São Paulo e atua internacionalmente. Atualmente conta com cerca de 500 colaboradores distribuídos em diversas localidades.