Na sessão dessa terça-feira (11), na Assembleia Legislativa (Alesc), foi anunciado que uma Frente Parlamentar Mista, integrada por deputados estaduais, federais e senadores, acompanhará as tratativas relativas à devolução de R$ 465 milhões que foram aplicados em rodovias federais.
O Ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, informou que os recursos serão devolvidos através da execução de obras no estado. O deputado Ivan Naatz (PL) destacou a importância da do acompanhamento dos repasses.
“Vamos ajudar o governo federal e o governo estadual a implementar a devolução. Criamos uma Comissão Especial Mista para acompanhar e cobrar os repasses em obras ou em compensação da dívida com a União” comentou Ivan Naatz.
O ministro Renan Filho, anunciou que os recursos serão devolvidos durante uma visita a Chapecó. O ministro informou que governo Federal quer devolver os recursos aplicados em rodovias federais pelo Estado na gestão anterior.
Na época, o governo de Carlos Moisés (Republicanos), aprovou a liberação de R$ 465 milhões, que seriam destinados principalmente para acelerar a duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí.
Na ocasião, o orçamento do governo Federal para obras em Santa Catarina estava muito baixo e com os trabalhos praticamente paralisados. O Governo de Santa Catarina deverá apresentar um projeto de recuperação com valor semelhante ao que Santa Catarina investiu nas BRs.