Região

Morre aos 82 anos o ex-vice-prefeito de Florianópolis Péricles Prade

Jurista e intelectual se notabilizou como juiz federal e escritor

Autor
Morre aos 82 anos o ex-vice-prefeito de Florianópolis Péricles Prade
Foto: dicvulgação

Morreu em Balneário Camboriú nesta quinta-feira (16) o advogado, ex-vice-prefeito de Florianópolis e ex-juiz federal Péricles Prade, aos 82 anos, completos no último dia 7 de maio. Péricles lutava há alguns anos contra a leucemia, e estava internado há duas semanas para tratar de uma forte gripe, quando sofreu uma parada cardíaca. A família ainda deve confirmar as informações sobre o sepultamento, já que Péricles havia se mudado recentemente de Florianópolis para Itapema, no litoral Norte do estado.

PUBLICIDADE

Prade era natural de Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, e formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 1996, foi eleito vice-prefeito, na chapa majoritária encabeçada por Ângela Amin, mas acabou renunciando antes do fim do mandato.

Durante sua trajetória como jurista, publicou mais de 60 obras nos gêneros poesia, história e ficção. Também se notabilizou como palestrante em eventos fora do Brasil. Em 2011, seu livro “Ao som do Realejo/’ foi escolhido como leitura obrigatória para o vestibular da Udesc. Por conta disso, Péricles recebeu diversos convites para palestrar a estudantes, como no Colégio Catarinense.

Foi professor de direito constitucional na Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP). Também deu aulas em instituições de direito público no Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Universidade de Brasília, Faculdade de Direito de Itajaí e na FMU/SP.

Péricles tinha 82 anos. Foto: Colégio Catarinense / divulgação

Em São Paulo, foi eleito membro da Academia Paulista de Direito, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, da Academia de Ciências de Roma, da Associação Brasileira de Magistrados Federais, da Associação dos Advogados de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil (secções de São Paulo e de Santa Catarina). Também presidiu a União Brasileira de Escritores (UBE) de 1980 a 1982.

Desde 2015, Péricles estava casado com a advogada Patricia Catarina Schmitz.

A OAB Santa Catarina publicou uma nota oficial de pesar lamentando a morte do jurista. Confira a íntegra:

A OAB com pesar, comunica e lamenta o falecimento do advogado, escritor e ex-juiz federal Péricles Prade, aos 82 anos. O profissional, de carreira inspiradora e comprometida com a justiça, deixa um legado sobre Direito, Filosofia, História, Sociologia e Literatura, com grandes contribuições à advocacia e à sociedade catarinense.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi juiz federal e professor em Santa Catarina e São Paulo. Deixou o ofício público para se dedicar à vida de advogado. Durante sua trajetória, foi membro da Academia Catarinense de Letras e Academia Brasileira de História.

A diretoria da OAB Santa Catarina e todos os advogados e advogadas de Santa Catarina externam seus mais sinceros sentimentos à família e aos amigos.”

Relacionadas