Região Blumenau

Oktober Segura: das câmeras de monitoramento ao atendimento ambulatorial

Oktoberfest Blumenau segue até o próximo domingo

Oktober Segura: das câmeras de monitoramento ao atendimento ambulatorial
Fotos: Marcelo Martins / Divulgação

Dados atualizados nesta sexta-feira (27) revelam que 369.643 pessoas já passaram pela 38ª Oktoberfest Blumenau desde o dia 4 de novembro. A grande maioria encontrou um evento seguro, onde gente de todas as idades pode se divertir à vontade. Mas tudo isso só acontece porque, por trás de toda diversão, existe uma equipe especializada para garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes.

PUBLICIDADE

A tecnologia é uma das marcas registradas da maior festa alemã das Américas, que tem 220 câmeras inteligentes no perímetro do Parque Vila Germânica – 20% a mais que na última edição. Esses equipamentos contam com recursos de alta performance de imagem e inteligência artificial, capazes de reconhecer foragidos da Justiça e procurados pela polícia.

Porém, também há muita gente disposta a atender pessoalmente os visitantes. É o que ocorre no posto médico da Vila Germânica, que fica localizado ao lado do setor 3, próximo à passarela de acesso ao Ginásio Galegão. Cerca de 70 profissionais estão no local para receber aquelas pessoas que exageraram na comida ou na bebida.

O espaço possui três boxes de atendimento com duas camas cada e, para os casos mais graves, um local para emergência, chamado de sala vermelha, equipado com cardioversor, materiais e medicamentos para reanimação cardiopulmonar e todos os dispositivos necessários para estabilização de qualquer paciente.

O ambulatório também conta com uma ambulância, tripulada por médico, enfermeiro e motorista socorrista. O veículo é equipado com respirador, bombas de infusão, monitores e medicações. Vale lembrar que, qualquer pessoa que esteja visitando a festa no Parque Vila Germânica pode procurar pelo ambulatório.

O tempo médio de espera não passa de cinco minutos. Desconforto abdominal, cefaleia e os casos de alcoolemia – reduzidos neste ano – são as principais motivações da busca pelo ambulatório. Apenas cinco das pessoas que foram atendidas com problemas mais sérios foram encaminhados ao hospital.

O médico Luan Leonardo Britto Fernandes diz que a equipe e o ambulatório estão preparados para qualquer tipo de situação, desde as mais simples, como um mal-estar, até as mais complexas, como acidentes, por exemplo. Fernandes ainda dá dicas para os festeiros de plantão.

“Lembrem de sempre se alimentar antes de ingerir bebida alcoólica e, se beber, que seja consciente. Manter a hidratação constante é fundamental. A cada dois chopinhos, uma garrafinha de água. Mas, se mesmo assim ou por algum outro motivo o folião passar mal, basta buscar pelo ambulatório que a equipe consegue auxiliar”, finaliza.

A 38ª Oktoberfest Blumenau segue até o próximo domingo (29). Nesta sexta-feira (27), o ingresso custa R$ 50 com cobrança a partir das 18h. Já no sábado (28), ingressos vendidos a R$ 60 com cobrança a partir das 13h. No último dia do evento, entrada gratuita com destaque para o concurso que vai eleger a realeza da festa do ano que vem, a partir das 19h, no setor Spaten Platz.

Relacionadas