Região Balneário / Itajaí

Tempo firme dá lugar à instabilidade neste fim de semana em SC

Chuva deve começar nas áreas de divisa com o RS, mas se espalha nos dias seguintes

Autor
Tempo firme dá lugar à instabilidade neste fim de semana em SC
Foto: Julia Brites / Guararema News

De acordo com a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, os dias de sol e tempo seco estão contados no estado. Segundo o órgão, o bloqueio atmosférico, que vem sendo responsável por deixar o clima estável, muda de posição neste final de semana, permitindo que a instabilidade retorne.

PUBLICIDADE

As áreas chuvosas se estabelecem entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A partir da noite de sábado (15), volta a chover de forma persistente no Norte gaúcho, devido a uma frente semi-estacionária que por alguns momentos se aproxima mais do estado catarinense e em outros recua, mantendo a chuva persistente nestas regiões.

A chuva deve atingir as áreas entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul na noite de sábado (15), e ganha ainda mais força a partir da tarde de domingo (16), segundo o previsto pela Defesa Civil.

Próxima semana

Para a próxima semana, entre a segunda (17) e a quarta-feira (19), a instabilidade se posiciona entre o Norte gaúcho e a região central catarinense, mantendo a condição para chuva, por alguns momentos de forma mais intensa e acompanhada por temporais, principalmente nas áreas de divisa com o estado vizinho.

O restante da semana será chuvoso em todo estado, confirmando a mudança de padrão atmosférico, com o retorno da precipitação para todas as regiões catarinenses. A condição também favorece o declínio das temperaturas.

Relacionadas