Região Brasil

Pisa: brasileiros ficam abaixo da média em matemática, leitura e ciências

Resultados do último teste foram inferiores ao anterior no Brasil

Autor
Pisa: brasileiros ficam abaixo da média em matemática, leitura e ciências
Foto: Divulgação / Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), estudo comparativo que analisa o desempenho de alunos de 15 anos em matemática, leitura e ciências, com provas aplicadas em 81 países a cada três anos, divulgou os resultados dos testes de 2022 nesta terça-feira (5). O Brasil apresentou queda em relação aos resultados de 2018.

PUBLICIDADE

No penúltimo teste, o desempenho do Brasil chegou a 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências. Já em 2022, os números alcançados foram de 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências.

Ainda que os números sejam aproximados, mantendo a estabilidade, o Brasil permanece no grupo abaixo da média internacional, que são as seguintes notas: 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências.

A pontuação divulgada mostra, ainda, que menos de 50% dos estudantes chegaram ao nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências. De um total de 690 mil alunos que fizeram os testes, cerca de 10,8 mil deles são do Brasil.  

Cada 20 pontos equivalem a um ano escolar. Em ciências, por exemplo, o Brasil está com pelo menos quatro anos de atraso em relação aos membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No ranking, o Brasil ficou em 64º lugar entre as notas em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências, atrás de outros latino-americanos, como o Chile, Uruguai, México e a Costa Rica.  

Relacionadas