A Polícia Militar divulgou, nessa sexta-feira (20), a conduta do policial militar de Santa Catarina, Allan Barbosa, em um voo internacional com conexão entre Lisboa e Luanda. O policial conteve um homem que apresentava quadro de surto psicótico.
De acordo com informações da polícia, o passageiro em surto chegou a ameaçar abrir a porta de emergência da aeronave. Após proferir insultos aos funcionários da companhia aérea, o homem disse que abriria a porta de emergência.
A aeronave já estava em pleno voo quando um dos passageiros se descontrolou, passou a ofender as aeromoças, além de quebrar objetos no avião, provocando pânico entre os demais ocupantes.
Foi neste momento que o policial militar se apresentou imediatamente à equipe de comissários de bordo, informando sua profissão. Ele solicitou algemas, mas o item não estava disponível na aeronave.
Com a falta de instrumentos para imobilizar o passageiro em surto, o policial utilizou um dispositivo improvisado para conter o homem e garantir a segurança do voo internacional até o destino final.
De acordo com relatos da tripulação, o oficial conduziu o homem até um banco isolado, prendeu suas pernas com cintos de segurança e permaneceu ao seu lado até o pouso da aeronave.
O comandante do voo já havia acionado as autoridades de Luanda na Angola, e, na chegada ao aeroporto, policiais federais efetuaram a prisão do homem.