Região Balneário / Itajaí / Itapema

Massa de ar frio provoca queda de temperatura e geada no Sul do país

Estados mais afetados são Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Autor
Massa de ar frio provoca queda de temperatura e geada no Sul do país
Serra catarinense amanheceu gelada neste domingo. foto: divulgação

Santa Catarina amanheceu gelada neste domingo (30), devido à nova massa de ar polar que provoca queda nas temperaturas, frio e geada. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), No sábado (29), a temperatura mínima da madrugada no Sul do País foi registrada em São José dos Ausentes (RS), com -0,7ºC e em Tramandaí (RS), os termômetros registraram na madrugada 8,5ºC.

PUBLICIDADE

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de uma frente fria no fim de semana na região Sul trará temperaturas mais baixas e registro de geada forte. A frente fria chega acompanhada de uma forte e ampla massa de ar de origem polar, aliada ao ar frio e seco. Os estados mais afetados são o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná.

O Inmet distribuiu um aviso de alerta de geada para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Há também risco de perda de plantações devido à temperatura mínima atingir entre 3ºC e 0ºC.

Em Florianópolis, a temperatura da madrugada ficou em 8ºC e a máxima durante o dia não deve passar dos 13ºC. A umidade relativa do ar máxima deve ficar em 85% e a mínima, em 60%. Os ventos sopram na direção Noroeste, de fraco a moderado.

Já para este domingo (30), a Meteorologia prevê a temperatura mínima da madrugada em 2ºC e a máxima, podendo atingir os 13ºC. A umidade relativa do ar pode chegar aos 100%. Há possibilidade de geada na parte da manhã. Nos dois dias, não há previsão de chuva, com o sol aparecendo entre nuvens.