A segunda-feira (27) será de tempo instável em quase todos os municípios catarinenses. De acordo com a Defesa Civil, a formação de um ciclone extratropical no mar, próximo a costa do sul do Brasil, volta a provocar chuvas e temporais em Santa Catarina.
A condição teve início na madrugada, e por isso, ao longo do dia são esperadas chuvas volumosas entre os planaltos, Vale do Itajaí e litoral catarinense.
Os volumes devem variar entre 40 e 70 milímetros nas áreas em amarelo e de 60 a 80 milímetro nas áreas em laranja do mapa, onde o risco para alagamentos e deslizamentos é moderado e alto, respectivamente.
Além disso, o processo de formação do ciclone também favorece a condição de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa, sendo ALTO o risco de enxurradas e alagamentos pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos entre o Meio-Oeste e o litoral.
Até o momento os principais rios catarinenses encontram-se estáveis ou em recessão em praticamente todas as bacias hidrográficas, exceto em algumas bacias do Planalto Norte e Planalto Sul que ainda estão em lenta elevação. Até o momento, estão acima da normalidade os rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste, Itajaí do Norte e Rio Itajaí-Açu, além dos rios Negro no Planalto Norte e Canoas no Planalto Sul, bem como nas localidades mais baixas do Litoral Sul.
Com o volume de chuva esperado há risco MODERADO a ALTO de inundações graduais nas bacias do Vale do Itajaí. Caso ocorram, devem impactar as áreas mais baixas dos municípios. Para as bacias nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul, o risco é MODERADO.
Já nas bacias do Planalto Sul e Planalto Norte, o risco segue MODERADO ao longo de toda a semana, devido às características dessas bacias, onde os rios tendem a uma elevação mais gradual, conforme os modelos hidrológicos do Sistema de Previsão de Eventos Críticos, atualizados neste domingo (26).