Região Brasil

Dia Internacional da Paz sugere reflexão por um mundo mais pacífico

Data é celebrada neste 21 de setembro com ações em todo o planeta

Autor
Dia Internacional da Paz sugere reflexão por um mundo mais pacífico
Foto: divulgação

O 21 de setembro é celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional da Paz. A data enfatiza o poder da solidariedade mundial para construir um mundo pacífico e é marcada por celebrações e eventos em todo o planeta, desde concertos e palestras até atividades comunitárias voltadas para a promoção da paz.

PUBLICIDADE

Contudo, seu significado vai além das festividades, pois serve como um lembrete de que todos nós temos a responsabilidade de contribuir para um mundo mais pacífico. O Dia Internacional da Paz foi estabelecido pela ONU no dia em que a Assembleia Geral da Organização iniciou suas atividades em 21 de setembro do ano de 1981.

Anualmente, a ONU sugere temas base para esses eventos e debates, que sempre estão alinhados com situações atuais que tenham relações com as consequências dos conflitos e os benefícios da manutenção da paz. Muitos países também aproveitam a data para trégua em conflitos, demonstrando a possibilidade de reconciliação.

No Brasil,  uma dessas iniciativas é promovida pela Aliança pela Infância, que entre 9 e 15 de outubro terá a sua Semana da Infância e Cultura de Paz, guiando ações que podem ser realizadas em todo o país. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, está convidada a criar e promover atividades, iniciativas e eventos gratuitos em escolas, praças e outros espaços, alinhados à temática proposta.

Quem quiser se inscrever, como pessoa física, escola ou empresa, pode preencher o formulário neste link.

Relacionadas