Região

Alesc: parlamentares criticam a tentativa da União de importar arroz

A Região Sul é a maior produtora do país

Autor
Alesc: parlamentares criticam a tentativa da União de importar arroz
Foto: Divulgação / Governo do Estado - RS

Na sessão dessa quarta-feira (22) da Assembleia Legislativa (Alesc), parlamentares destacaram a decisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de sustar, temporariamente, a importação de arroz e criticaram a tentativa da União de importar o grão.

PUBLICIDADE

A Região Sul é a maior produtora do país. Os países do Mercosul, que têm isenção tributária na importação, aumentaram seu arroz em 30%. A partir disso, na terça-feira (21) a Conab suspendeu o leilão da compra do arroz.

Os parlamentares ponderaram as dificuldades de logística para os produtores gaúchos escoarem a produção com estradas interrompidas em dezenas de pontos e alertou que o arrozeiro da Tailândia não está sujeito às leis trabalhistas, como os brasileiros.

Há muita preocupação com a importação desenfreada e sem impostos de outros países. O produtor já concorre com o produtor do Mercosul. Os produtores do Uruguai e do Paraguai têm a metade da carga tributária”, informou José Milton Scheffer (PP), acrescentando que “não existe risco de desabastecimento”.

Relacionadas