Região

Chuvas em SC: Brusque já registra alagamentos nos canais extravasores

Avenidas que margeiam o rio Itajaí-mirim já estão alagadas

Autor
Chuvas em SC: Brusque já registra alagamentos nos canais extravasores
Foto: Murilo José / Ponte Estaiada centro de Brusque

A cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, também registra ocorrências relacionadas às chuvas das últimas 24 horas. O nível do rio Itajaí-Mirim atingiu a cota de 5,78 metros às 17h30min deste sábado (18). As avenidas Beira Rio, margens direita e esquerda, estão interditadas por conta dos alagamentos. A Guarda de Trânsito bloqueou todos os acessos, já que as águas invadiram as vias.

PUBLICIDADE

Na região da ponte Estaiada, no centro, as águas começaram a subir no final da manhã. Em outros pontos, como nos loteamentos EMA I e II e nas proximidades da ponte do Trabalhador, os alagamentos ocorreram ao longo da tarde.

Brusque não registra nenhuma ocorrência de famílias desabrigadas ou desalojadas. A Defesa Civil monitora o nível do rio e das chuvas nas cidades de Presidente Nereu e Vidal Ramos (nascentes) e também em Botuverá para fazer novas projeções.

Avenidas alagadas

Também conhecidas como Canais Extravasores, as avenidas Bepe Rosa (margem direita) e Governador Luiz Henrique da Silveira (margem direita) foram construídas e projetadas justamente para serem alagadas em casos de fortes chuvas. Ou seja, com o aumento da vazão, a pista de rolamento fica alagada, evitando que a água chegue a outros pontos da cidade.

Chuvas em Brusque
Foto: Murilo José / Avenidas alagadas em Brusque

A última cheia dos canais extravasores ocorreu no final do ano passado, quando Brusque registrou a terceira maior enchente de sua história. A prefeitura ainda não fez a manutenção em trechos dessas vias por conta do último desastre, e as águas já os atingiram novamente.

A orientação, portanto, os motoristas é buscar rotas alternativas ao transitar pela cidade. Além disso, a Defesa Civil informa que o telefone 199, ou ainda o 193 do Corpo de Bombeiros, segue atendendo a comunidade.

Relacionadas