Região Grande Florianópolis

Avaí desencanta, vence em casa, mas apenas cumpre tabela na série B

Leão da Ilha fvez 3 a 0 no Vila Nova nesta sexta-feira

Autor
Avaí desencanta, vence em casa, mas apenas cumpre tabela na série B
Foto: Léo Piva / divulgação

O Avaí desencantou na noite desta sexta-feira (25) e enfim voltou a vencer uma partida pela série B do Cameponato Brasileiro. Jogando em casa no estádio da Ressacada, o Leão da Ilha goleou o Vila Nova, de Goiás, por 3 a 0, pela 34ª rodada da competição. Faltando ainda quatro jogos para terminar a temporada, o Avaí vence em casa, mas não tem mais chances de terminar entre os quatro primeiros. Da mesma forma, também não corre mais o risco do rebaixamento.

PUBLICIDADE

O Avaí não vencia uma partida há seis jogos, A última vitória tinha sido sobre o Ituano, por 2 a 0, em 17 de setembro. Agora, vence em casa diante de 3.275 torcedores pagantes.

Hygor, duas vezes, e Tiago Pagnussat anotaram os gols da vitória do Avaí, que tem o segundo pior ataque da competição. Esta foi apenas a segunda vez que o Leão marcou três gols em uma partida no campeonato – a outra foi em 14 de julho (3 a 2 diante do Guarani).

Vantagem do Leão

Mesmo sem grandes objetivos no campeonato, o Avaí foi o dono do primeiro tempo. Apesar de ter menos posse de bola (42%), a equipe de Enderson Moreira criou as principais chances (teve nove a quatro em finalizações, três a zero em chutes certos), enquanto o Vila Nova, no segundo jogo do técnico Thiago Carvalho e com uma série de desfalques, foi praticamente inofensivo.

A primeira chance do Avaí foi com Pottker, aos 6, e, aos 14, veio o primeiro gol. Zé Ricardo recebeu na direita do ataque e chutou cruzado. Hygor apareceu na segunda trave e completou para o fundo do gol: 1 a 0.

O Leão seguiu protagonista do jogo mesmo com a vantagem e ampliou aos 30, em uma jogada que foi trabalhada no aquecimento e funcionou. Giovanni cobrou escanteio no meio da área e encontrou Tiago Pagnussat, que mandou de cabeça para as redes.

O Vila Nova só conseguiu realmente assustar aos 39, em cabeçada de Vanderley, mas foi pouco para esboçar uma reação.

Vantagem ampliada

Para a segunda etapa, o Avaí teve que fazer uma alteração forçada – Zé Ricardo saiu para a entrada de Willian Maranhão -, enquanto o Vila Nova manteve os 11. Não deu certo para o Colorado. Logo aos 3, Mário Sérgio apareceu na área em ultrapassagem e cruzou para Hygor, que, de carrinho, fez o segundo dele e o terceiro do Leão no jogo.

Carvalho só fez alterações no Vila aos 14 – e foram quatro ao mesmo tempo. O time, porém, não teve ímpeto para reagir. O Vila teve 62% de posse de bola na segunda etapa, mas só conseguiu uma finalização, uma na direção do gol de César Augusto.

O Avaí até teve alguns espaços para tentar contra-ataques, mas não conseguiu aproveitar. Segurou, porém, a grande vantagem sem muitos problemas e venceu diante de pouco mais de 3,2 mil torcedores em sua casa.

Classificação e próximos jogos

Com 46 pontos, o Avaí segue no meio da tabela, em 11º lugar. O Leão volta a campo diante de outro postulante ao acesso, o Ceará, no próximo domingo (3), às 18h30, em Fortaleza.

Relacionadas