O setor de serviços em Santa Catarina segue em destaque ficando acima da média nacional. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), referentes ao mês de agosto, divulgados nesta sexta-feira (11) o crescimento catarinense registrado no período foi de 5,7%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Ainda conforme o IBGE esse resultado é quase três vezes maior que a média nacional, que teve elevação de 1,7% no mesmo comparativo.
O bom desempenho de agosto é atribuído pelo governo do estado ao crescimento dos segmentos de Serviços prestados às famílias (+10,9%), Transportes (+8,2%) e Serviços de informação e comunicação (+5%). O segmento de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,5%) oscilou negativamente.
Ao anunciar os números, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, enfatizou que o governo Jorginho Mello criou uma série de incentivos ao desenvolvimento econômico e social, que contribuem para o quadro positivo e mantém a economia aquecida em Santa Catarina, sendo o bom momento do setor de serviços uma consequência da política implementada pelo executivo.
Na prática, segundo o secretário, o cenário de forte geração de emprego e renda possibilita que os catarinenses consumam mais, refeições fora de casa, atividades de turismo e lazer, entre outras atividades que impulsionam o mercado das prestadoras de serviços.
Desempenho catarinense no ano é o 2º melhor do país
A média de crescimento catarinense no acumulado de 2024, que considera o período entre janeiro e agosto, registra alta de 5,6%, conforme os números do IBGE. O percentual do estado também supera significativamente a média nacional, que no mesmo período teve elevação de 2,7%. Significa que o Estado cresceu mais do que o dobro do país neste setor.
Esses números classificam o desempenho catarinense como o segundo melhor do país, atrás apenas do Amazonas, que teve crescimento de 7,1%, mas, superando Espírito Santo (+5,4%), São Paulo (+4%), Paraná (+3,7%) e Minas Gerais (+2,4%).
Na análise individual dos segmentos, o destaque em Santa Catarina neste ano é o setor de transportes, que registrou crescimento de 7% no volume. Estão inclusos nesse segmento serviços como o transporte de cargas, cujo desempenho é impulsionado pelo aquecimento da economia, aumento das exportações e maior produção do setor industrial.