A Safra da Tainha de 2024 em Florianópolis está quebrando recordes e superando as expectativas dos pescadores. Com mais de 261 mil tainhas capturadas até o momento somente na Capital, este ano já ultrapassou a marca de 145 mil tainhas pescadas em 2022. E também superou as 257 mil em 2023, consolidando-se como a maior safra dos últimos dois anos.
Segundo os próprios pescadores, o recorde que se estabeleceu neste ano na safra da tainha se deve ao fato do frio ter chegado mais cedo, expulsando os cardumes das águas do Oceano Atlântico ao Sul do Continente. Os especialistas acrescentam a isso os efeitos dos períodos de defeso, onde a pesca de determinadas espécies fica proibida, permitindo a reprodução.
O período da safra ocorre de 1º de maio a 31 de julho em todo o estado de Santa Catarina. Desde os primeiros dias, grandes lanços do pescado foram registrados em diversas praias da região da Capital. A Barra da Lagoa acumula até agora o maior número de capturas, com mais de 46 mil tainhas. A Prainha da Barra da Lagoa, que fica logo ao lado, está na segunda colocação, com mais de 40 mil. Na terceira colocação nesse ranking aparece a praia campeã do ano passado, a Lagoinha do Norte, com mais de 38 mil tainhas capturadas até agora.
Ranking da safra da tainha
Na sequência nesse ranking aparecem o Pântano do Sul, Galheta, Naufragados, Campeche, Praia do Gravatá, Brava, Ingleses, Moçambique, Santinho, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Daniela, Jurerê, Caicanga e Praia do Forte.
A comunidade pode acompanhar de perto o progresso da Safra através do “Tainhômetro”, uma iniciativa da Prefeitura de Florianópolis que disponibiliza atualizações em tempo real sobre a quantidade de tainhas capturadas. Para acessar o Tainhômetro e obter mais informações, acesse o site: https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/tainha/.