Região Blumenau

Começa nesta quinta a Festitália em Blumenau; confira atrações

Mais de 45 apresentações musicais mostram a ampliação do evento

Autor
Começa nesta quinta a Festitália em Blumenau; confira atrações
Fotos: Daniel Zimmermann / Divulgação

Começa nesta quinta-feira (13) a 29ª Festitália, em Blumenau, no Vale do Itajaí. O evento celebra a tradição dos imigrantes italianos que colonizaram o Vale Europeu em diversos aspectos da cultura: a música, as danças, as bebidas e, claro, a gastronomia.

PUBLICIDADE

A programação vai até 23 de junho, de quarta-feira a domingo, e os ingressos podem ser adquiridos na hora por R$ 20. Aos sábados, até as 19h, e aos domingos, o acesso é gratuito. Todas as informações estão em www.festitalia.com.br.

Algumas curiosidades sobre a Festitália

Cardápio com mais de 100 opções só de comida

Pratos clássicos da gastronomia italiana como massas, focaccias, pizzas, risotos, parmegianas e polentas se juntam a novidades como a massa preparada no queijo Gran Formaggio, churros de polenta e pães italianos recheados. Outra novidade deste ano é a ampliação nas opções de antipasti e charcutaria.

Três toneladas de polenta

Este é o volume do produto comercializado em 2023 apenas nas opções de porção de polenta frita – como foram consumidas 2,3 toneladas – e na cascata de polenta – por onde passaram 750 quilos. A expectativa é de que este ano o número seja ainda maior.

Mais de 4,4 mil fatias montaram o X-polenta

Este á um tradicional prato da festa onde um sanduíche de calabresa tem as fatias de pão substituídas por uma polenta chapeada. Em 2023, foram vendidos mais de 2,2 mil pratos.

Cerca de 4 mil pizzas individuais

Os dois pontos gastronômicos dedicados a um dos pratos mais populares da gastronomia italiana somaram esse número em 2023. Em 2024, serão 16 sabores disponíveis, com opções vegetarianas e veganas incluídas no cardápio.

750 quilos de massa fresca

Preparadas artesanalmente, as massas frescas fazem parte da gastronomia italiana. Em 2023, o La Spezia comercializou este volume em receitas como talharim, lasanha e nhoque.

Carta com mais de 60 vinhos

Entre eles estão rótulos importados de diversas regiões da Itália, além de produtores reconhecidos da América Latina, como Chile e Argentina. Mas os vinhos produzidos na região também estarão presentes, com marcas clássicas e novidades do mercado local.

17 estilos diferentes de cerveja

Todos os rótulos disponíveis este ano são produzidos por marcas do Vale da Cerveja. São eles: Germann Pilsner, Red Ale, Dunkel, Vienna, Doppelbock, Amber Lager, Marzen, Hefeweiss, RIS, Irish Red, IPA, Porter, APA, Hop Lager, Stout, Weiss, Belgian Blonde Ale, Catharina Sour, Session IPA e Black IPA. As cervejarias também desenvolveram uma receita especial para o evento, a La Santa Birra, uma Pilsen inspirada nos rótulos mais populares da Itália.

45 apresentações culturais

Bandas, grupos de canto e dança estão na programação deste ano. Entre eles, estão grupos que celebram a tradição dos imigrantes durante todo o ano em suas comunidades e também artistas que, a partir da Festitália, desenvolveram um repertório de música italiana para animar os pavilhões.

Em 2024, duas atrações nacionais também estão na programação: na noite de abertura (13), acontece a apresentação do Amazing Tenors com músicas de Andrea Bocelli, e no sábado (22) a Banda Felici Itália e os Tenores Brasileiros sobem ao palco.

Mais de 2 mil famílias terão sobrenomes marcados no painel

A ação começou a partir de pesquisas do Lira Circolo Italiano em literaturas sobre a imigração e foi ampliada através da participação do público. A lista colaborativa foi checada por uma empresa especializada e destaca como estes nomes são presentes até hoje na rotina da região.

A Festitália é uma realização do Lira Circolo Italiano di Blumenau, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Lei de Incentivo à Cultura, do Parque Vila Germânica e Prefeitura Municipal de Blumenau, com patrocínio de empresas da região.

Relacionadas