Nessa quarta-feira (3) uma nova fonte de areia foi anunciada para o alargamento da praia de Itapema, no Litoral de Santa Catarina, foi anunciada pela prefeita Nilza Simas. Com isso o projeto de alargamento da faixa de areia avança.
Além disso a entrega da Licença Ambiental Prévia (LAP) pelo governador Jorginho Mello (PL) está prevista para acontecer em breve. Os estudos complementares exigidos pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) foram concluídos.
Os trabalhos técnicos necessários foram realizados por empresas contratadas. Para a administração municipal o alargamento da praia não é apenas uma iniciativa para aumentar o turismo, mas também uma ação preventiva contra os impactos das mudanças climáticas e a erosão costeira.
Estudos de compatibilidade da areia de duas fontes potenciais foram autorizados, com o objetivo de evitar a reintrodução de lama e lodo na orla, o que poderia causar danos ambientais.
O projeto vai ser financiado com o apoio do Banco do Brasil, por meio da emissão de títulos. As informações técnicas devem ser apresentadas ao IMA até o final de julho, com a expectativa de iniciar as obras logo após a temporada de pesca da tainha.
A execução bem-sucedida do projeto de alargamento pode definir um precedente importante para a gestão costeira no Brasil.